Reis: meio século de tradição em transporte - Jornal Fato
Especial

Reis: meio século de tradição em transporte

Como em toda empresa de sucesso, os colaboradores também recebem atenção especial


Priorizar conforto, pontualidade e segurança. Buscando compreender e atender às demandas dos clientes da melhor forma e condição. O trabalho realizado desta forma atesta que a longevidade da Reis Transportes e Turismo não é por acaso.

Como em toda empresa de sucesso, os colaboradores também recebem atenção especial. Ao know how conquistado em praticamente meio século de atuação no ramo, alia-se a confiança proporcionada pela equipe de motoristas altamente capacitada e apaixonada pelo que faz.

A qualidade do serviço prestado pela Reis foi comprovada durante todo esse tempo pelo seu desempenho no fretamento contínuo, transportando funcionários de renomadas empresas da região para o trabalho todos os dias; levando estudantes para as instituições de ensino; e até pacientes de um município a outro para receber atendimento médico; como também oferecendo as melhores soluções em turismo de lazer e negócios.

"Uma das características positivas da Reis é que nossos colaboradores permanecem décadas conosco, sendo que a maioria costuma se aposentar aqui. Já houve até casos de gente que fez excursão e o motorista era o mesmo que na época de escola a levava de van Topic para estudar", comenta a gerente administrativa da empresa, Luanna C. B. Oliveira.

 

História

Luanna conta que tudo começou em 1968, em Cachoeiro de Itapemirim, quando o seu avô Lincoln Reis de Oliveira adquiriu a extinta Viação Brasil, que operava com apenas dois ônibus. "Ele pegou os seus dois caminhões de boi, tirou a gaiola que transportava gado, encurtou os chassis e encarroçou com carrocerias de ônibus", revela.

Os quatro coletivos faziam as rotas circulares das linhas urbanas do município. Foi assim até 1972, quando a Viação Brasil, enfim, viria a se transformar na Reis Transportes, que iniciou com transporte escolar e depois entrou no ramo de turismo e fretamento. 

A Reis manteve longa parceria com a Marbrasa Mármores e Granitos, firmada na década de 1980, período no qual percebeu aumento no atendimento a indústrias e prefeituras, transportando estudantes de várias cidades sulinas durante todos os turnos escolares.

A empresa também transportou por anos trabalhadores de outras importantes firmas da região, como Cimefi, Braminex, EDK, Cimento Nassau, e há quase três décadas atende à Usina Paineiras. Também atendeu operários das obras de expansão da mineradora Samarco.

Já o nicho do turismo começou a ser explorado de verdade a partir dos anos 90, com ônibus destinados exclusivamente a este fim, lembra o diretor-geral da Reis, Luciano B. Oliveira, que é pai de Luanna. "Neste período, aumentamos o investimento na renovação da frota", acrescenta ele.

Prova de que a empresa sempre prezou pelo conforto dos passageiros é que a Reis Transportes e Turismo "foi a primeira a oferecer ônibus com ar-condicionado no Sul do Estado", destaca a gerente administrativa.  

O pioneirismo também se fez presente com a operação de vans Topic, micro-ônibus, na exploração do transporte urbano em Mimoso do Sul, com o primeiro ônibus LD (Low Driver), em 2002, que tem grande capacidade para bagagem, e - desde setembro do ano passado - com o Paradiso 1800 DD (Double Deck). Com 15 metros de comprimento e 64 poltronas, este é o maior ônibus em operação na região, englobando o que há de mais moderno em tecnologia, segurança e conforto no mercado.     

Atualidade

Hoje em dia, a Reis Transporte e Turismo, consolidada entre as mais tradicionais marcas cachoeirenses, conta com frota composta por 46 veículos e gera 65 empregos diretos.

Está apta a levar turistas a qualquer parte do Brasil. Um dos seus carros-chefe, contudo, é o turismo religioso, tendo como destino a famosa cidade paulista de Aparecida.

Outro é o turismo de compras. "Inclusive, nosso ônibus LD parte todos os domingos para o Brás, em São Paulo, atendendo o público lojista local", divulga Luanna Oliveira.

Na percepção do diretor-geral, Luciano Oliveira, o que mais mudou em todos estes anos foi "a qualidade do bem ofertado, com mais conforto e segurança por conta da tecnologia".

No entanto, para atravessar as turbulências econômicas brasileiras, segundo Luciano, só com muito trabalho, dedicação e planejamento financeiro.

Esta é a Reis Transportes e Turismo, que comemora a confiança depositada pela clientela de décadas acostumada com a excelência do serviço prestado quase sempre pelos mesmos motoristas em todo este tempo de relação comercial.

 

 

     

 

 

 

 

 

 

 

Comentários