Toneto: marca líder em postes - Jornal Fato
Especial

Toneto: marca líder em postes

A Toneto surgiu há cerca de 40 anos com apenas cinco funcionários e já chegou a ter cerca de 100, juntando mão de obra direta e indireta


Quem conhece bem a impressionante trajetória do empresário Antônio Jesus Toneto garante que o que não falta é humildade, determinação, honestidade, generosidade e dedicação.

Com o trabalho duro teve contato ainda muito jovem, na roça, no interior de Cachoeiro de Itapemirim, na localidade de São José do Cantagalo, onde nasceu, há 72 anos.

Posteriormente, veio tentar a vida na sede do município, em meados da década de 1970. Um dos empregos que desempenhou na cidade foi o de motorista de ônibus urbano, na Viação Flecha Branca.

A astúcia nos negócios, porém, logo ficou em evidência. Trabalhando em uma firma de esquadrias de alumínio, Antônio vislumbrou oportunidades no mercado local e resolveu trabalhar com pré-moldados de cimento no quintal de sua residência no bairro BNH. Eis o embrião da Toneto Postes, uma das mais tradicionais empresas cachoeirenses.

O muro pré-fabricado para casas e firmas foi o primeiro produto com o qual obteve sucesso. "As residências não costumavam ter muros. Ele percebeu que as pessoas queriam mais privacidade e segurança", conta o neto Ricardo Garcia Toneto.

Já na década de 1980, com o empreendimento instalado na ampla sede onde permanece até hoje (Rua Iunes Depes, nº 16), bem perto da casa onde tudo começou, deu início à fabricação de postes para instalação de rede elétrica. Nesta época começavam a ser substituídos na região os postes de madeira pelos de concreto.

A empresa expandiu sua área de atuação e, por conta principalmente da demanda das indústrias de rochas ornamentais, se tornou referência no fornecimento de galpões pré-moldados.

Visionário, Antônio Jesus Toneto, revolucionou o mercado em 2002 com a invenção do galpão arqueado. A vantagem, segundo ele, é o barateamento de custos. O que lhe propiciou fornecer a novidade para as principais indústrias da região e até de outros estados, dos mais variados ramos de negócio.  

A Toneto surgiu há cerca de 40 anos com apenas cinco funcionários e já chegou a ter cerca de 100, juntando mão de obra direta e indireta, lembra o fundador. 

Hoje em dia, é comandada pelo seu filho, Ricardo Romanelli Toneto, seu sobrinho Aroldo Garcia, e o neto Ricardo Garcia Toneto. Mas Antônio não fica um dia útil sequer longe do escritório, onde ajuda os familiares na gestão com toda a sua experiência, participando das principais decisões.

Sobrevivente de inúmeros períodos de adversidades, o veterano empreendedor afirma nunca ter visto uma crise econômica "igual a que estamos vivendo, com tanto desemprego".

Ricardo Garcia revela que a situação os obrigou a trabalhar com custos reduzidos e melhor planejamento.

Com isso, a Toneto mantém a liderança na instalação de postes em Cachoeiro, destaca ele.  

 

Reconhecimento

Antônio se orgulha da homenagem que recebeu em 2014 da Câmara de Vereadores, o título de Empresário do Ano, reconhecimento à sua expressiva carreira e exemplo de vida.  

E seu legado, conquistado com muita dedicação, perdura - com a Toneto mantendo a soberania em seu ramo no Sul do Espírito Santo.

Comentários