Verão demonstra risco de água da chuva na rede de esgoto - Jornal Fato
Especial

Verão demonstra risco de água da chuva na rede de esgoto

A BRK Ambiental alerta para os perigos que o volume das chuvas pode causar na rede de esgoto


Foto: Divulgação

A ligação irregular da captação de água das chuvas na rede de esgoto pode causar sérios problemas para o sistema e dor de cabeça para os proprietários dos imóveis que não se atentarem para a boa prática.

As chuvas rápidas, mas de grande volume, comuns no verão, como as ocorridas nesta semana, costumam agravar o problema. De acordo com o engenheiro Felipe Silveira, da BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim, mais de 200 ligações irregulares já foram flagradas. Ele explica como o morador pode perceber se tem algo errado na ligação de seu imóvel e também dá dicas para regularizar o problema, que se não for sanado, pode acarretar multas.

 

FATO - Existe estimativa do número de ligações irregulares de tubulações de água de chuva na rede de esgoto?
Felipe Silveira  - Em inspeções realizadas pela BRK Ambiental, por meio do Programa de Vistoria Residencial, já foram identificadas mais de 200 ligações irregulares em Cachoeiro de Itapemirim.

Que tipo de problemas essa prática pode provocar?
As interligações indevidas e irregulares da água da chuva na rede de esgoto afetam o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário de todo o município, podendo causar entupimento dos canos, rompimento da tubulação e transbordamento, fazendo com que o esgoto retorne para a rua ou para os próprios imóveis, por meio de vasos sanitários e ralos. Do mesmo modo, as Estações de Tratamento de Esgoto não são projetadas para receber a água da chuva, o que pode gerar um aumento desproporcional da vazão e dificuldades no processo de tratamento do esgoto do município.
Para um funcionamento correto e eficiente do sistema de esgotamento sanitário, também precisamos da colaboração de toda a população, evitando jogar resíduos nas redes de esgoto, como fraldas descartáveis, absorventes, fio dental, cabelo, bitucas de cigarro, pedaços de pano, plástico, papel, e outros objetos que possam obstruir o encanamento.

Como o morador de um imóvel pode perceber se a sua ligação é ou não regular?
O morador deve observar para onde está indo a água da chuva, proveniente do quintal, de telhados, calhas e ralos. Esta deve ser direcionada para a rede de drenagem pluvial, mas nunca para a rede de esgoto.

A BRK oferece orientação sobre a correta ligação da drenagem pluvial? Como ter acesso?
Por meio do Programa de Vistoria Residencial, equipes da BRK Ambiental, devidamente identificadas, percorrem as casas do município e fazem vistorias, orientando os moradores sobre como deve ser feita a ligação correta da rede das águas de chuva e os cuidados com as redes de esgoto, que são projetadas para receber exclusivamente o efluente dos banheiros, das pias e da cozinha.

Qual o procedimento em pontos da cidade onde não haja rede de captação da água das chuvas?
A drenagem de água da chuva é feita pelas prefeituras municipais por meio da rede de drenagem pluvial, que integra a infraestrutura de saneamento das cidades, com sarjetas, bocas de lobo, galerias, poços de visita e outros componentes para a drenagem correta e eficiente. O escoamento da água da chuva pela rede de esgoto não consiste em uma solução técnica viável e, portanto, as prefeituras devem ser acionadas para que as soluções sejam viabilizadas.

Existe algum tipo de punição para quem insiste nas ligações irregulares?
As interligações indevidas da água da chuva na rede de esgoto são consideradas irregulares, por isso estão sujeitas a notificações e multas, caso o problema não seja regularizado. Neste caso, o papel de aplicar penalidades, caso sejam constatadas irregularidades, também cabe aos municípi

Comentários