Veterano de guerra faz 100 anos - Jornal Fato
Especial

Veterano de guerra faz 100 anos

O veterano da Segunda Guerra Mundial, Celeste Pessini, completou no último sábado (13) 100 anos de idade


Soldado na Segunda Guerra Mundial, Celeste Pessini recebeu homenagem na casa de repouso onde vive - Fotos: Ronaldo Santos

O veterano da Segunda Guerra Mundial, Celeste Pessini, completou no último sábado (13) 100 anos de idade. Na tarde desta quarta-feira (17), atiradores do Tiro de Guerra 01 012 de Cachoeiro de Itapemirim, e os ex-paraquedistas foram a convite da família Pessini homenageá-lo na Casa de Repouso Vila Aconchego.

Celeste Pessini é casado com Orminda Brandão, que atualmente não se recorda dos fatos passados, por causa do Alzheimer. Ele tem consciência de tudo, porém fala com dificuldade. O guerreiro precisa de amparo para se locomover.

Entretanto, nem isso o impediu que, ao som da banda do Tiro de Guerra, aplaudisse, movimentasse as pernas como se marchasse e cumprimentasse os militares com continência. A alegria da sua família, os demais idosos e funcionários, era nítida.

O subtenente Quinta, do Tiro de Guerra, disse que é uma alegria e honra do grupo estar presente no aniversário do centenário herói nacional, que lutou há mais de 70 anos para proteger a soberania de uma nação contra os nazistas.

"É um costume nosso homenagear somente os que partiram, e achamos um erro grande. Devemos sempre honrar os nossos que ainda estão em vida. Hoje agradecemos ao Pessini, com um muito obrigado por toda garra. Parabéns por mais um ano de vida", disse.

Neto de Celeste, Felipe Pessini, de 31 anos, diz que tem excelentes lembranças do seu avô em sua infância, na convivência familiar. "Meu avô não era de contar muito de sua experiência nas guerras, sempre foi muito quieto. Mas hoje estamos vendo em sua expressão a felicidade e tamanha gratidão por ter vivido tantos momentos", disse.

O monitor 01 012 Braga do Tiro de Guerra, de 20 anos, se disse grato por participar do aniversário centenário da força brasileira. "Temos o orgulho de ver a fibra de um herói que tanto batalhou, sendo um bem aventurado e pacificador, que garante a paz e a ordem, como diz a passagem bíblica Mateus 5:9", disse.

 

 

Comentários