Prefeitura promove festival de jogos entre escolas do interior - Jornal Fato
Esportes

Prefeitura promove festival de jogos entre escolas do interior

Haverá disputas de futsal e queimada entre alunos do Ensino Fundamental


- Divulgação/PMCI

Nesta sexta-feira (26), será realizado o primeiro festival de jogos e brincadeiras entre escolas da rede pública de ensino do interior de Cachoeiro. O evento acontecerá das 7h às 10h, na escola municipal Luiz Semprini, no distrito de Pacotuba. A organização é da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme).

O festival terá a participação de meninos e meninas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Além dos alunos da escola Luiz Semprini, estarão presentes estudantes das escolas municipais Maria das Graças Felipe, da localidade de São Joaquim, Professora Cibelia Teixeira Zippinotti, do distrito de Coutinho, e Monte Alegre, da comunidade de mesmo nome.

Haverá disputas de futsal e queimada, tradicional jogo infantojuvenil. De acordo com a Semesp, o principal objetivo do festival é a familiarização das crianças com essas modalidades e o desenvolvimento do interesse por atividade esportiva, para além das aulas de educação física na escola.

"Com a prática de um esporte, as crianças aprendem a pensar estratégias de jogo, criam mecanismos de socialização e compreendem, por exemplo, que regras fazem parte do processo de convivência", comenta a secretária municipal de Esporte e Lazer, Lilian Siqueira.

"É um festival importante para incentivar o intercâmbio entre estudantes de outras escolas e para estimular o aprendizado por meio do esporte, sobretudo em regiões mais afastadas da região central do município", destaca a secretária municipal de Educação, Cristina Lens Bastos.

Mais lazer e qualidade de vida

Outro importante trabalho desenvolvido pela prefeitura de Cachoeiro, por meio de projetos da Semesp, é a ampliação e melhoria dos espaços públicos para lazer e prática de atividades físicas nos distritos e na área central do município, com o "Lazer para Todos" e o "Viva Mais".

Itaoca e Soturno ganharam recentemente academias ao ar livre. Em Conduru, o ginásio foi revitalizado, a praça receberá playground com acessibilidade e será instalada uma academia ao ar livre e uma quadra de areia, ao lado do ginásio. Na praça do distrito de Gironda, estão em andamento as obras para instalação de playground e aparelhos de ginástica, além de melhorias na quadra de esportes e no calçamento.

Comentários