Atelier de Dança Negra Contemporânea no Sônia Cabral - Jornal Fato
Estadual

Atelier de Dança Negra Contemporânea no Sônia Cabral

Além de workshops, haverá palestras e espetáculos que retratam a questão negra no Espírito Santo


Foto: Divulgação

Registrar a história da dança negra contemporânea ao mostrar os trabalhos qualificados de intérpretes e pesquisadores capixabas. Esse é o objetivo do 1º Atelier de Dança Negra Contemporânea, que acontece de quinta-feira (16) a sábado (18), no Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória. Nos três dias, os participantes poderão conferir workshops, palestras e espetáculos.

A proposta do atelier é reunir profissionais e pesquisadores de forma a difundir e ampliar o discurso da dança negra capixaba no Brasil, trazendo visibilidade e prestígio para a capital capixaba. O coreógrafo e idealizador do Atelier, Elidio Netto, atua desde 1991 com pesquisa e prática das especificidades da dança negra e fala da importância do evento.  

"Vivemos um momento sério de discussão no Brasil da questão negra. O atelier quer trazer à tona isso na dança, de forma a botar em cena os novos artistas ao mesmo tempo que homenageia os mais experientes. E, ainda, demonstra o sabor das produções do nosso Estado", afirma.

Por suas contribuições para a dança negra capixaba, como a introdução de novos conceitos e informações da cultura africana, o coreógrafo Gil Mendes será homenageado pelo Atelier. Ele também entende como oportuna a iniciativa.  "Visibilidade, representatividade e a abertura de um espaço necessário de discussão para a dança negra", explica.

Para a diretora coreográfica da Cia de dança Negraô, Giovana Gonzaga, manifestações e eventos da cultura negra, como este, estão aumentando. "Há mais coletivos, grupos de pesquisas, vivência, muita coisa bacana. Entretanto, ainda há muitas vertentes da cultura negra que não são exploradas. É preciso haver mais união. O negro ainda sofre muito. Quem é da cultura sabe", relata. 

Giovana Gonzaga fará parte da noite de espetáculos do Atelier, na qual o grupo Negraô apresentará um trecho de "Negro de toda as cores", peça que transita por várias vertentes da cultura negra, como o funk, afrodance e hip hop.

Todas as três noites do Atelier vão terminar com apresentações, sempre às 20 horas,  de companhias de dança e de intérpretes convidados.  Divididos entre as três noites estão as Cias: InPares, Vitória Street Dance, NegraÔ, Balé África Brasil e Coletivo de Performance Itinerante; e os interpretes: Elaine Vieira, Gislene Bento, Sandra Chagas, Vivian da Cunha, Rovilson Santana, Yurie Perazzini, Pablo Sheko, Patric leris, Jordan Fernandes e Clésio Junior. 

Nessa primeira edição o tema do evento é "Corpo Arquivo -  Dança e Ancestralidade". Dessa forma, as atividades vão girar em torno de resgatar culturalmente a história africana e apresentar as memórias que o corpo negro capixaba traz. Para isso, o evento conta com três mesas: "Trajetória da dança negra no ES", "Culturas Negras no ES" e "Patrimônio Afro-brasileiro no ES e o carnaval na cidade de Vitória".  Além dos workshops "Dança dos Orixás", "Escrita e performance" e "Samba no Pé".

O 1º Atelier de Dança Negra Contemporânea foi aprovado via Instrução Normativa 001/2019 da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O administrador do Sônia Cabral Renan Oaks explica que os projetos aprovados têm o objetivo de "democratizar o acesso, garantindo que todos os gêneros culturais tenham espaço no Sônia Cabral e que os capixabas tenham um local para desfrutar e aprender".

  

Programação no Sônia Cabral:

Quinta-feira (16)
14h -  Workshop: Dança dos Orixás com Clésio Júnior;
15h - Workshop: Escrita e performance com Cibele Verrangia;
17h -  Mesa: Culturas Negras na Educação
Com: Winny Rocha, Suely Bispo, Gustavo Forde, Cibele Verrangia e Thaís Souto Amorim;
20h - Apresentações: Elaine Vieira, Gislene Bento, Sandra Chagas, Balé África Brasil, Pablo Sheko, HCDC - Homem Cia de Dança Contemporânea;

 

Sexta-feira (17)
17h - Mesa: Patrimônio Afro-brasileiro no ES e o Carnaval na cidade de Vitória;
Com: Jocelino Júnior, Osvaldo Garcia, Edson Bomfim, Aissa Guimarães;
20h - Apresentações: Coletivo Performance Itinerante, Lírio Do Lago Yuriê Perazzini, Vivian da Cunha, Jordan Fernandes Santos, Cia Vitória Street Dance;

 

Sábado (18)
15h - Workshop: Samba no pé com Izabella Azevedo;
17h -  Mesa: Trajetória da Dança Negra no Espírito Santo
Com: Sarita Faustino, Ariane Meireles, Gil Mendes, Renato Santos, Markus Konka;
20h - Apresentações: Rovilson Santana, CIA NegraÔ, Patric Leris de Oliveira, Clésio Júnior, IN PARES cia de dança;
Workshops e mesas: Entrada franca
Apresentações de dança: 20,00 (inteira) | 10 (meia)

 

Comentários