Conferência musical vai agitar o Centro de Vitória - Jornal Fato
Estadual

Conferência musical vai agitar o Centro de Vitória

De 30 de maio a 02 de junho, o Palácio Sônia Cabral recebe a segunda edição da conferência musical, com painéis, exposição fotográfica, mostra de videoclipes e workshops


Bruno Giorgi participa do Formemus no dia 31. Foto: Nário Barbosa

Entre os dias 30 de maio e 2 de junho, o Centro de Vitória vira ponto de encontro para profissionais de todos os setores da indústria musical durante a segunda edição do Formemus, conferência musical para abordar temas relevantes do mercado e do cenário musical no Espírito Santo, no Brasil e no mundo. A programação contempla painéis, exposição fotográfica, mostra de videoclipes e workshops com nomes de destaque do segmento, além do ambiente de negócios, que proporciona o networking e a troca de experiência entre os participantes. O evento acontecerá no Palácio Sônia Cabral e no entorno. 

A extensa programação da conferência conta com convidados especiais como Bruno Giorgi - filho do cantor Lenine -, o chileno Max de La Fuente, idealizador do GrooveList (maior portal online da indústria musical da América Latina), Rodrigo Lima, fundador e líder da banda Dead Fish, Roberto Barreto, guitarrista do icônico grupo baiano BaianaSystem, Estrela Leminski - filha do consagrado escritor Paulo Leminski - e David McLoughlin, irlandês radicado no Brasil que está à frente do Brasil Calling, serviço especializado em divulgação da música brasileira e notícias do segmento no mercado internacional. 

"É a oportunidade de um grande encontro dos nossos músicos, grupos e artistas com o mercado, festivais e stakeholders da indústria musical local, nacional e mundial. Atualizações de tecnologias, serviços e oportunidades do mercado da música e, principalmente, conhecimento, contatos e inspiração para todos os envolvidos", conta a dupla de produtores culturais Simone Marçal e Daniel Morelo, da MM Projetos Culturais. 

Eles destacam ainda a importância da música na movimentação da economia, gerando empregos e renda. "É fundamental que artistas e produtores compreendam como funciona esse processo e consigam se conectar para fortalecer a estrutura de indústria, mercado e serviços da música na região, com a finalidade de ampliar a abrangência dessa produtividade musical no resto do país e do mundo", completam Simone e Daniel. 

A abertura oficial do Formemus 2019 acontece no dia 30 de maio, às 19h, com o Coral do ArcelorMittal e o grupo de música instrumental Orizzonti 6Teto. O evento tem uma etapa dedicada exclusivamente à música instrumental, que conta com o patrocínio master da ArcelorMittal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Já o projeto Formemus Mercado Musical é realizado com recursos do Funcultura, da Secult/ES.

 

Showcases

Para essa edição do Formemus, foram feitos dois chamamentos de Showcase, sendo um exclusivamente para Grupos instrumentais. Ao todo foram recebidas 271 inscrições, de diversos Estados brasileiros e também de países como Argentina, Venezuela, Chile, Bolívia, Peru, Equador e México. As apresentações acontecem em um palco montado na área externa do Palácio Sônia Cabral e não é necessário se inscrever no evento para conferir os shows.

 

Painéis e workshops: troca de experiência com especialistas em música

Em 4 dias de evento, serão mais de 40 atrações, entre atrações musicais e especialistas do segmento. Nomes de peso da cena musical brasileira e internacional estarão reunidos no auditório do Palácio Sônia Cabral para compartilhar detalhes de suas carreiras e trajetórias rumo ao sucesso. 

Formemus 2019 - de 30 de maio a 02 de junho 

Entrada gratuita com inscrições através do site www.formemus.com.br

*Para conferir os showscases, não é necessário se inscrever no evento. 

Local do evento: Palácio Sônia Cabral, no Centro de Vitória 

Mais informações: 3376-1674 (de 10h às 18h)

 

Programação Geral Formemus 2019:

 

30/05 (quinta-feira):

Auditório do Palácio Sônia Cabral

13h - Credenciamento (entrada lateral)

14h a 16h - Painel "Políticas Públicas e Privadas de Cultura - Ações que constroem o amanhã!" com Fabrício Noronha (Secretário de Estado da Cultura do ES), Francisco Grijó (Secretário de Cultura de Vitória), Thiago Rocha Leandro (Consultor em Políticas Públicas do DF), Victor D'Almeida (SP) e Adriana do Carmo (Fundação ArcelorMittal - MG). Mediação: João Moraes (ES).

16h30 a 18h30 - Painel "O Infinito Universo da Trilha Sonora e Sound Design para Audiovisual e Games: Um Mercado em Expansão" com Thiago Adamo (SP), Tim Rescala (RJ), Arthur Navarro (ES) e Alec Haiat (SP). Mediação: Alexandre Barcelos (ES).

19h - Abertura oficial com apresentação do Coral da Arcelor Mittal e Orizzonti 6Teto (ES)

 

Sala Marien Calixte - Palácio Sônia Cabral

14h30 a 16h - Workshop: Como conseguir apoio para seu projeto gerando valor para marcas e empresas com Renata Gomes (SP)

16h30 a 17h30 - "Show me the Money! - Quais os caminhos para estabelecer uma carreira musical no Mercado" com Barral Lima (MG)

 

31/05 (sexta-feira):

Auditório do Palácio Sônia Cabral

13h a 14h50 - Painel "Circulação em Festivais de Música Instrumental: Meu som pelo mundo!" com Barral Lima (MG), Ivanna Tolotti (SC), Carla Ennes (RJ), Luiza Morandini (SP) e Max de La Fuente (Chile). Mediador: Eduardo Lucas (ES).

15h a 16h50 - Painel "Produção e Estética Musical: A música do Futuro" com Bruno Giorgi (RJ), Sérgio Benevenuto (ES), Marcio Brant (MG), Alec Haiat (SP) e Pena Schmidt (SP). Mediador: Lucas Arruda (ES).

17h a 18h - Painel "Desmistificando o Blockchain para a música" com Guilherme Sampaio (RJ)

18h30 - Mostra de Videoclipes: Cinco Nós - "Roma" / My Magical Glowing Lens - "Space Woods" / Facção Caipira - "Um dia de Festa" / C.Z & Frossard - "Pneumonia" /Macacko - "Passaporte para a fé" / Israel Costa - "Praia Azul" / Suspeitos na Mira - "Ipanema Parati"

19h - "Carreira e Posicionamento no Mercado - Painel de Lançamento do Formemus Formação Musical" com Rodrigo Lima (fundador da banda Dead Fish)

 

Sala Marien Calixte - Palácio Sônia Cabral

15h a 16h - "Se Legalizar para ser mais competitivo" - Karla Venâncio, do Sebrae

 

Área Externa

18h - Ambiente de Negócios

20h - Showcase Silibrina (SP)

20h45 - Showcase Taco de Golfe (SE)

21h30 - Showcase LOTX (SP)

 

01/06 (sábado):

Auditório do Palácio Sônia Cabral

13h a 14h50 - Painel "Festivais e Conferências de Música: Circulação Nacional e Internacional" com Barral Lima (MG), Max de La Fuente (Chile), Kátia Abreu (SP), Ivanna Tolotti (SC) e Téo Ruiz (PR). Mediação: Marco Niz

15h a 16h30 - Painel "Carreira e posicionamento no mercado" com Roberto Barreto (BA), André Prando (ES) e Daniel Morelo (ES). Mediação: Márcio Xavier (ES)

16h40 a 18h - Painel "Distribuindo e Divulgando a sua música: Os desafios do artista independente no mercado de música digital" com Marcos Chomen (SP) e Alexandre Saldanha (SP)

18h a 19h - Palestra "Planet Hemp e a liberdade de expressão" com Pedro de Luna (RJ)

19h - Mostra de Videoclipes: Rosa Neon - "Picolé" / Cainã e a Vizinhança do Espelho - "Adeus"  /Gustavo Rosseb - "Alguém na Janela"  / Gabriela Brown - "Meu Carnaval (Eu não)" / Uiara Leigo - "Basta" / Victor Mus - "Vapor" / Supercombo - "Menina Largata" / Siamese - "Moleque"

 

Sala Marien Calixte - Palácio Sônia Cabral

14h a 15h - Workshop "Como acelerar sua carreira artística" com Márcio Brant (MG)

15h30 a 17h - Workshop "Exportação Musical: Estratégias de Planejamento e Distribuição do seu trabalho artístico para qualquer lugar do mundo" com David McLoughlin (Irlandês radicado em São Paulo)

17h30 a 18h30 - Workshop "O que faz um tour manager?" com Fabiana Lian (SP)

 

Área externa

18h30 - Ambiente de Negócios

19h30 - Showcase Carol Naine

20h15 - Showcase Felipe de Oliveira

21h - Showcase Soltos e Prensados

21h45 - Showcase Cigana

 

02/06 (domingo):

Auditório do Palácio Sônia Cabral

13h a 14h30 - Painel "Mulheres no Mercado Musical: A revolução é mulher!" com Fabiana Lian (SP), Kátia Abreu (SP), Gabriela Brown (ES) e Estrela Leminski (PR). Mediação: Carla Francesca.

14h40 a 16h40 - Painel "A Comunicação como caminho do sucesso: Fale com quem te escuta!" com Roger Deff (MG), David McLoughlin (IRL/SP), Tarso Brennand (ES), Pena Schmidt (SP) e Estrela Leminski (PR). Mediação: Alexandre Mignoni (ES).

17h a 18h - Painel "Arrecadação, um direito seu!" com Daniela Sousa (BH) e Manno Góes (BA)

18h - Mostra de videoclipes: Juliana Cortes - "O mal" / Raissa Fayet - "São Jorge" / Auri - "Cais" / Mamutte - "Meta(amor)fode" / Martte - "Flor&Ser" / Saudade - "Conserta o que tu fez" / Rico Dalasam - "Procure"

 

Sala Marien Calixte - Palácio Sônia Cabral

14h30 a 16h - Workshop "Música, Tecnologia e Produção" com Alec Haiat (SP) e Samuel Galdino (SP)

16h30 a 17h30 - Painel "Construção de Tour Independente" com Raphael Evangelista, músico do Duo Finlândia e da plataforma digital 2DL (SP)

 

Mezanino

16h - "Fala do Autor" com Pedro de Luna, Francisco Grijó e José Roberto Santos Neves - Encontro com os autores para falar sobre seus livros, experiências na música e na literatura, bem como perspectivas e planos futuros

Comentários