Espírito Santo tem nova rota turística no sul - Jornal Fato
Estadual

Espírito Santo tem nova rota turística no sul

A Rota do Frade e a Freira contempla os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim, Rio Novo do Sul e Vargem Alta


Foto: PMCI

A Rota do Frade e a Freira é a mais nova iniciativa para impulsionar o turismo no Espírito Santo. O novo circuito foi criado pela Lei 11.254/2021, publicada nessa quinta-feira (16), no Diário Oficial do Estado. De autoria do deputado Dr. Emílio Mameri (PSDB), a rota vai contemplar os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Rio Novo do Sul e Vargem Alta, no sul do estado.

A ideia, segundo Mameri, é promover o desenvolvimento sustentável e o potencial turístico da região, realizando eventos para gerar visibilidade aos municípios, aumentar o fluxo de turistas e possibilitar novas fontes de emprego e renda.

Natural da região - o parlamentar nasceu em Cachoeiro de Itapemirim -, Mameri ressalta o potencial turístico do local e explica que a proposta é formar uma órbita de aproximadamente 17 km ao redor do monumento natural que dá nome à rota: "Atingiria os quatro municípios passando pelas comunidades Itapecoá, Santa Maria, São Manoel do Frade, Poço Dantas, Sucego e Frade (...). Dentro da rota também estariam compreendidas as duas estradas que dão acesso às trilhas que levam ao topo do monumento natural e que necessitam de melhorias". 

O Frade e A Freira

Com 683 metros de altitude, uma formação granítica que mostra as silhuetas de um frade e de uma freira chama a atenção de quem trafega na BR-101 sul. O monumento natural O Frade e A Freira está situado na divisa dos municípios de Itapemirim e Vargem Alta. Em 1986, a região foi considerada Patrimônio Natural Cultural pelo Conselho Estadual de Cultura. Conta a lenda que um frade e uma freira se apaixonaram e, diante da impossibilidade de viverem esse amor, foram transformados em montanha por Deus para que permanecessem juntos. 

A Lei 11.254/2021 é oriunda do Projeto de Lei (PL) 46/2021, que tramitou na Assembleia Legislativa em urgência e foi aprovado no último dia 22 de março. 

Comentários