Rede Cuidar em Linhares realiza os primeiros atendimentos - Jornal Fato
Estadual

Rede Cuidar em Linhares realiza os primeiros atendimentos

Para ser atendido na Rede Cuidar, o paciente deve ir até a Unidade de Saúde do seu município


Foto: Divulgação

Da última vez que foi ao oftalmologista a aposentada Maria da Conceição Gandorini, de 66 anos, saiu da consulta sem conseguir saber o tamanho do problema que tinha. A tarde da última segunda-feira (7) trouxe, no entanto, uma resposta. Ela foi uma das primeiras pacientes atendidas na Rede Cuidar em Linhares.


"Gostei muito do atendimento que tive. Falei para o doutor que na última vez que havia feito o exame não conseguiram me informar o grau da minha visão. Até perguntei a ele 'você consegue, doutor?', e ele disse que sim", conta a aposentada que recebeu também um encaminhamento para cirurgia de catarata.

A vendedora Maria das Graças Giovanelli também foi uma das primeiras pacientes a ser atendida no primeiro dia de funcionamento da Rede Cuidar em Linhares. Aos 42 anos, ela consultou um oftalmologista pela primeira vez e aprovou a proposta da Rede Cuidar, principalmente por não precisar ir a outras cidades para dispor de atendimento médico. "Eu moro há 35 anos em Linhares e já precisei ir a Colatina e a Vitória para consultas médicas. 

É um dia perdido, porque sai de madrugada e volta tarde. Uma viagem bem cansativa. Com a Rede Cuidar aqui (em Linhares) vai facilitar muito, principalmente se a unidade oferecer todos os especialistas. Adianta o nosso lado", disse.

Maria da Conceição, Maria das Graças e mais 11 moradores de Linhares foram os primeiros pacientes da nova unidade, inaugurada no dia 21 de dezembro de 2018. Diferentemente do primeiro dia de atendimento, quando as consultas foram realizadas no período da tarde, ao longo da semana elas estão acontecendo pela manhã e pela tarde.

"Iremos receber mais de 100 pacientes nesta primeira semana e os atendimentos, desde terça-feira (8), acontecem em dois períodos", explicou a gerente da unidade Cuidar em Linhares, Jennifer Guzzo.

Já passaram pela Rede Cuidar em Linhares nesta semana moradores de Sooretama, Vila Valério e Governador Lindenberg. Para os outros dias, foram agendadas consultas para moradores de Marilândia, Sooretama e Linhares. Eles estão recebendo atendimento com oftalmologista, nutricionista, psicólogo, farmacêutico, fisioterapeuta, enfermeiro e técnico de enfermagem.

Rede Cuidar

Para ser atendido na Rede Cuidar, o paciente deve ir até a Unidade de Saúde do seu município. Após avaliação, de acordo com a sua necessidade, será encaminhado para a Rede Cuidar. Serão cinco unidades no total: Nova Venécia, Santa Teresa, Guaçuí, Linhares e Domingos Martins - cobrindo todo o Estado com consultas e exames especializados mais perto do local de moradia dos usuários do SUS. Com todas as unidades em funcionamento, estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para a Grande Vitória em busca de atendimentos, garantindo mais qualidade de vida ao cidadão.

Comentários