A extraordinária vida inquieta da pessoa criativa - Jornal Fato
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A extraordinária vida inquieta da pessoa criativa

As pessoas "normais" geralmente pensam que as pessoas criativas são sortudas.


As pessoas "normais" geralmente pensam que as pessoas criativas são sortudas.
Creem que as grandes ideias que lhes mudaram a vida e, muitas vezes, a vida da humanidade, por algum capricho dos deuses, caíram no colo delas do "nada".
Não descarto completamente o fator "sorte", só os cérebros "não científicos" se recusam a ponderar o imponderável, mesmo os fatores "não científicos", como é o caso do fator sorte.

Mesmo assim, confesso que os mais criativos que conheço e admiro seguem a velha fórmula atribuída ao gênio de Albert Einstein: "criatividade é 1% de inspiração e 99% de transpiração".
É preciso suar a camisa para tirar alguma coisa do "nada".
A inquietação, o constante incômodo com o mundo do jeito que é e está, e a necessidade pessoal de transformá-lo, são marcas comuns dos (as) grandes criativos (as) do planeta.

É o caso do criador do Facebook, o Engenheiro americano Mark Zuckerberg.

Mark decidiu utilizar seus talentos de engenharia para ajudar a sua esposa, Priscilla Chan, a dormir o suficiente.

Sabendo que quandoChan acorda na madrugada, e vê a hora no relógio do seu smartphone, fica estressada o resto da noite, ao ponto de não conseguir voltar a dormirmais, Mark construiu uma "sleep box" (caixa de dormir) de madeira para gentilmente deixá-la saber se já é hora de se levantar ou não.

Ele revelou a invenção em um post no Instagram no último sábado (https://bit.ly/2LhP4ia):

"Ser mãe é difícil e, desde que tivemos filhos, Priscilla teve dificuldadespara dormir durante a noite. Ela acorda e verificao horário em seu telefone para ver se está na horadas crianças acordarem, mas, saber a hora a estressa e ela não consegue voltar a dormir. Então eu trabalhei na construçãodo que chamo de "caixa de dormir". Ela fica na mesinha de cabeceira e entre as 6 e as 7horas emite uma luz muito fraca - visível o suficiente para que, se ela a vir, saiba que é um bom momento para um de nós ir ver as crianças, mas, fraca o suficiente, a luz não vai acordá-la, se ela ainda estiver dormindo. E como não mostra a hora, se ela acordar no meio da noite, ela sabe que pode apenas voltar a dormir, sem ter que se preocupar com a hora. Até agora isso funcionou melhor do que eu esperava e ela agora pode dormir a noite toda.

Como engenheiro, construir um dispositivo para ajudar minha parceira a dormir melhor é uma das melhores maneiras de expressar meu amor e gratidão. Váriosamigos meus disseram que gostariam de algo assim, então estou propondo para o caso de outro empresário quererdesenvolver e construir caixas de dormir para mais pessoas!" (tradução nossa)

Se você é uma alma criativa, você nasceu inquieto.

Essa inquietação pode ser física, mental ou as das duas formas associadas.

Sua inquietação não é algo que deva te fazer se esconder em um canto ou se encher de esperança de que ela simplesmente desapareça. Faz parte do seu ser criativo. É uma parte de você.

Em vez de ver sua inquietação como uma frustração da qual precisa se livrar, você deveria encará-la como uma força motivadora.

Para os pais de crianças inquietas, que se perguntam que mal fizeram para ter filhos assim, a resposta é deixar os inquietos se manterem em movimento, mas de forma criativa, a um ritmo sustentável, porque eles sempre estarão se movendo. Sempre terão mais palavras para escrever, mais histórias para contar, mais personagens e produtos para trazer ao mundo.

Sempre haverá mais. Então, ao invés de desperdiçarsua energia para remover a inquietação de si ou de seus filhos, utilize a inquietação para trazer mais criatividade ao mundo.

A inquietação é nossa companheira. Está lá desde que o mundo é humano e continuará conosco durante toda a nossa vida.

Está na hora de fazer as pazes com ela. De fazer amizade com essa parte de nós mesmos e dos nossos "gênios" amados.

Quem sabe há um Mark Zuckerbergnovinho em folha no meio dessa bagunça toda...

                                                                                                                           

Joaquim Neiva é Jornalista e Gestor de Marketing Digital e Mídias Sociais na Empresa Fazejamento Digital. (WhatsApp: 28 98814-6228)


 A importância de identificar o público alvo de sua empresa

Atualmente o número de empresas que atuam no ramo de vendas on-line tem crescido de forma exponencial. Contudo, muitas delas estão também encerrando as atividades precocemente, em virtude de uma má administração e da ausência de uma estratégia inteligente de funcionamento. Uma empresa de vendas on-line precisa estar atenta a vários pontos, sendo que, um dos mais importantes é aquele que diz respeito a identificação do público alvo.

Individualizar os indivíduos que pretendemos que sejam atingidos por um produto ou serviço não é uma tarefa das mais fáceis. É preciso contemplar informações e critérios de caráter pessoal com estudos realizados no mercado. Elementos como região, nível de escolaridade, idade e religião estão intimamente ligados às decisões que as pessoas tomam. Da mesma forma, hábitos diários, poder aquisitivo, atividade comportamental e preferências também influenciam. Diante de tantos elementos, surgiu o conceito de persona.

Persona é um nome que se dá a um conceito utilizado para tentar definir o público alvo de uma empresa. Trata-se de um cliente imaginário, construído a partir de informações dos consumidores reais, de modo a tornar-se o representante ideal de todos os consumidores. Basicamente, é um modelo criado a partir da coleta de informações sobre as principais características dos consumidores habituais.

 Criar a persona não é uma tarefa fácil. É preciso fazer com que as pessoas entre em contato, o que pode ser feito por meio de entrevistas internas, primeiramente para entender como sua empresa tem enxergado os consumidores. Após, questionar os clientes, mesmo aqueles eventuais, sobre suas necessidades, anseios e vontades. Para isso é possível utilizar questionários, conversar com outros envolvidos na mesma atividade e até mesmo propor-se a solucionar dúvidas que afligem os clientes.

Quando tiver sido possível levantar todas as informações referentes as pessoas que compram em sua empresa, será possível juntar toda a equipe e montar um perfil com as características mais importantes de seus consumidores. Não é obrigatório que você conclua pela existência de apenas uma persona. É possível que haja dois tipos de pessoas com pensamentos diferentes, mas que consumam seus bens e serviços. Fique atento.

Quando se fala em marketing digital, o engajamento da empresa às redes sociais e aos consumidores é um dos principais pontos em questão. A identificação do público alvo é um importante elemento na solidificação da empresa, pois demonstra que ela não tem a intenção de apenas vender, mas também a de conhecer seus consumidores, de modo a oferecer-lhes sempre o melhor. Uma empresa com baixo investimento, que conhece as pessoas e sabe o que elas querem, pode ter resultados muito maiores que uma empresa de grande porte, que possui poder de investimento, mas não conhece o seu potencial público consumidor.

 

Cleiton Martins é especialista em vendas online.

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