Mesmo assim, confesso que os mais criativos que conheço e admiro seguem a velha fórmula atribuída ao gênio de Albert Einstein: ?criatividade é 1% de inspiração e 99% de transpiração?. É preciso suar a camisa para tirar alguma coisa do "nada". A inquietação, o constante incômodo com o mundo do jeito que é e está, e a necessidade pessoal de transformá-lo, são marcas comuns dos (as) grandes criativos (as) do planeta.
É o caso do criador do Facebook, o Engenheiro americano Mark Zuckerberg.
Mark decidiu utilizar seus talentos de engenharia para ajudar a sua esposa, Priscilla Chan, a dormir o suficiente.
Sabendo que quandoChan acorda na madrugada, e vê a hora no relógio do seu smartphone, fica estressada o resto da noite, ao ponto de não conseguir voltar a dormirmais, Mark construiu uma ?sleep box? (caixa de dormir) de madeira para gentilmente deixá-la saber se já é hora de se levantar ou não.
Ele revelou a invenção em um post no Instagram no último sábado (https://bit.ly/2LhP4ia):
?Ser mãe é difícil e, desde que tivemos filhos, Priscilla teve dificuldadespara dormir durante a noite. Ela acorda e verificao horário em seu telefone para ver se está na horadas crianças acordarem, mas, saber a hora a estressa e ela não consegue voltar a dormir. Então eu trabalhei na construçãodo que chamo de ?caixa de dormir?. Ela fica na mesinha de cabeceira e entre as 6 e as 7horas emite uma luz muito fraca - visível o suficiente para que, se ela a vir, saiba que é um bom momento para um de nós ir ver as crianças, mas, fraca o suficiente, a luz não vai acordá-la, se ela ainda estiver dormindo. E como não mostra a hora, se ela acordar no meio da noite, ela sabe que pode apenas voltar a dormir, sem ter que se preocupar com a hora. Até agora isso funcionou melhor do que eu esperava e ela agora pode dormir a noite toda.
Como engenheiro, construir um dispositivo para ajudar minha parceira a dormir melhor é uma das melhores maneiras de expressar meu amor e gratidão. Váriosamigos meus disseram que gostariam de algo assim, então estou propondo para o caso de outro empresário quererdesenvolver e construir caixas de dormir para mais pessoas!? (tradução nossa)
Se você é uma alma criativa, você nasceu inquieto.
Essa inquietação pode ser física, mental ou as das duas formas associadas.
Sua inquietação não é algo que deva te fazer se esconder em um canto ou se encher de esperança de que ela simplesmente desapareça. Faz parte do seu ser criativo. É uma parte de você.
Em vez de ver sua inquietação como uma frustração da qual precisa se livrar, você deveria encará-la como uma força motivadora.
Para os pais de crianças inquietas, que se perguntam que mal fizeram para ter filhos assim, a resposta é deixar os inquietos se manterem em movimento, mas de forma criativa, a um ritmo sustentável, porque eles sempre estarão se movendo. Sempre terão mais palavras para escrever, mais histórias para contar, mais personagens e produtos para trazer ao mundo.
Sempre haverá mais. Então, ao invés de desperdiçarsua energia para remover a inquietação de si ou de seus filhos, utilize a inquietação para trazer mais criatividade ao mundo.
A inquietação é nossa companheira. Está lá desde que o mundo é humano e continuará conosco durante toda a nossa vida.
Está na hora de fazer as pazes com ela. De fazer amizade com essa parte de nós mesmos e dos nossos ?gênios? amados.
Quem sabe há um Mark Zuckerbergnovinho em folha no meio dessa bagunça toda...
Joaquim Neiva é Jornalista e Gestor de Marketing Digital e Mídias Sociais na Empresa Fazejamento Digital. (WhatsApp: 28 98814-6228)
Atualmente o número de empresas que atuam no ramo de vendas on-line tem crescido de forma exponencial. Contudo, muitas delas estão também encerrando as atividades precocemente, em virtude de uma má administração e da ausência de uma estratégia inteligente de funcionamento. Uma empresa de vendas on-line precisa estar atenta a vários pontos, sendo que, um dos mais importantes é aquele que diz respeito a identificação do público alvo.
Individualizar os indivíduos que pretendemos que sejam atingidos por um produto ou serviço não é uma tarefa das mais fáceis. É preciso contemplar informações e critérios de caráter pessoal com estudos realizados no mercado. Elementos como região, nível de escolaridade, idade e religião estão intimamente ligados às decisões que as pessoas tomam. Da mesma forma, hábitos diários, poder aquisitivo, atividade comportamental e preferências também influenciam. Diante de tantos elementos, surgiu o conceito de persona.
Persona é um nome que se dá a um conceito utilizado para tentar definir o público alvo de uma empresa. Trata-se de um cliente imaginário, construído a partir de informações dos consumidores reais, de modo a tornar-se o representante ideal de todos os consumidores. Basicamente, é um modelo criado a partir da coleta de informações sobre as principais características dos consumidores habituais.
Criar a persona não é uma tarefa fácil. É preciso fazer com que as pessoas entre em contato, o que pode ser feito por meio de entrevistas internas, primeiramente para entender como sua empresa tem enxergado os consumidores. Após, questionar os clientes, mesmo aqueles eventuais, sobre suas necessidades, anseios e vontades. Para isso é possível utilizar questionários, conversar com outros envolvidos na mesma atividade e até mesmo propor-se a solucionar dúvidas que afligem os clientes.
Quando tiver sido possível levantar todas as informações referentes as pessoas que compram em sua empresa, será possível juntar toda a equipe e montar um perfil com as características mais importantes de seus consumidores. Não é obrigatório que você conclua pela existência de apenas uma persona. É possível que haja dois tipos de pessoas com pensamentos diferentes, mas que consumam seus bens e serviços. Fique atento.
Quando se fala em marketing digital, o engajamento da empresa às redes sociais e aos consumidores é um dos principais pontos em questão. A identificação do público alvo é um importante elemento na solidificação da empresa, pois demonstra que ela não tem a intenção de apenas vender, mas também a de conhecer seus consumidores, de modo a oferecer-lhes sempre o melhor. Uma empresa com baixo investimento, que conhece as pessoas e sabe o que elas querem, pode ter resultados muito maiores que uma empresa de grande porte, que possui poder de investimento, mas não conhece o seu potencial público consumidor.
Cleiton Martins é especialista em vendas online.