Alfredo Chaves se prepara a Festa da Banana e do Leite e Feira do Agronegócio - Jornal Fato
Festas e Eventos

Alfredo Chaves se prepara a Festa da Banana e do Leite e Feira do Agronegócio

Voltada à comercialização de produtos da agricultura familiar, a Feira do Agronegócio promete remodelar a programação cultural a Festa da cidade


- Foto Divulgação/PMAC

Após um longo período de restrição para festas, a Prefeitura de Alfredo Chaves marca a retomada dos eventos presenciais no município com a Festa da Banana e do Leite e Feira do Agronegócio: Um dueto cultural de entretenimento e oportunidades a ser realizada dos dias 28 a 31 de julho, no parque de exposições da cidade e com entrada franca.

Voltada à comercialização de produtos da agricultura familiar, a Feira do Agronegócio promete remodelar a programação cultural da Festa da cidade que neste ano comemora a sua 47ªedição. A abertura oficial da Feira será na quinta-feira, dia 28, às 17h.

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e o Incaper se reuniram na tarde desta quarta-feira (29) com empreendedores da cidade interessados em participar da Feira, que reunirá diversos sabores típicos da agroindústria alfredense, desde cafés especiais, cachaças artesanais, biscoitos caseiros, queijos gourmets, além dos belos artesanatos, dentre outros produtos. 

Um exemplo é a dona Célia Suzana que há mais de 15 anos participa das feiras da Festa da Banana e do Leite e novamente se prepara para encher as prateleiras do estande. "Já levei vários produtos como capeletes e outros caldos, mas nos últimos anos temos nos dedicado a venda de bombons.  Graças a Deus todo mundo que prova os nossos sabores fazem muitos elogios", garantiu.

Quem também já está instensificando a preparação das receitas é a Kristhiani Mariani. Ela afirmou que a mãe sempre vendeu os seus produtos caseiros em uma lojinha que funcionava no centro da cidade chamada CITAC, mas depois do falecimento, a família não continuou com a produção.

"Minha mãe que se chamava Anna Rigotti, adorava fazer os biscoitos e colocar nesse espaço que pessoas conheciam como CITAC e também nas festas da Banana.  Depois que ela morreu, este ano é a primeira vez que vou participar levando as brevidades, os biscoitos e as bolachas iguais as que minha mãe fazia e ainda levando o nome dela, "Delícias da Dona Ana", adiantou Cristiane. 

Quem também participa pela primeira vez é a Associação Mulheres do Vale do Batatal. "Estamos animadas, porém ansiosas, afinal é uma grande responsabilidade. Mas o importante é que estamos confiantes para mostrar nossos bolos, pães e cavacos que fazemos com amor", garantiu uma das sócias que veio representar a Associação na reunião, Rita de Cassia Bubach. 

Já para os amantes de açaí não faltará opções para experimentar a famosa guloseima.  A empreendedora, Lucilene Sório (Chirlei) já adiantou que a galera pode esperar muitos sabores em self service do Açaí de Garagem, com presença confirmada na Festa da Banana e do Leite.

Quem também esteve presente na reunião sem perder nenhum detalhe das orientações, foi a Rita Pereira que pretende levar suas suculentas (cactos) para a festa. "Sempre vendo aqui na Feira da praça toda semana e este ano estou animada para vender na Festa. Estou torcendo pra tudo dar certo", desejou.   

Ainda conforme informações repassadas na reunião, os interessados em participar da Feira do Agronegócio, a Aderes irá publicar nos próximos dias, o edital de seleção de interessados em expor e vender seus produtos na feira, porém, os empreendedores já devem fazer a pré-inscrição na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (ao lado dos Correios) ou no escritório local do Incaper, localizado na Fazenda Municipal, segundo piso do Casarão Amarelo, sentido parque de exposições.

 

Parcerias e oportunidades:

Com a inovação da tradicional festa da cidade existe uma expectativa para o fomento das potencialidades da região, com mais oportunidades, agregando valores aos produtos, desde a divulgação, as vendas e as parcerias; enfim o fortalecimento do pequeno negócio da região como um todo. Para esta empreitada, a prefeitura conta com a  parceria do governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), o Sebrae e o Incaper.  

 

Programação diversificada:

Além da Feira do Agronegócio, a 47ª Festa da Banana e do Leite conta com  praça de alimentação, exposição de bananas, concurso de gado leiteiro, Virada do Tachos com comercialização de doce de banana com requeijão, além de várias apresentações de artistas da região e shows nacionais,como por exemplo, Di Paulo & Paulino, Maria Cicília & Rodolfo e Bruno & Gaspar.

 

Serviço:

Evento: 47ª Festa da Banana e do Leite Feira do Agronegócio.

Local: Parque de Exposições Reginaldo Roque Giori

Data: de 28 a 31 de julho - quinta à domingo

Entrada: Gratuita

Comentários