Alimentação na pandemia: você está comendo suas emoções? - Jornal Fato
Geral

Alimentação na pandemia: você está comendo suas emoções?

Estresse, incerteza, ansiedade e outros fatores psicológicos acabam surgindo neste momento delicado


Passado mais de um ano após o início da pandemia no Brasil e no mundo, uma coisa é certa: a rotina da maioria das pessoas foi totalmente modificada e muitas delas estão com dificuldades em reajustar seus hábitos. Estresse, incerteza, ansiedade e outros fatores psicológicos que acabam surgindo por conta do momento delicado fazem com que vários outros setores da nossa saúde fiquem desequilibrados, inclusive a alimentação.

Para a nutricionista Drielly Daltoé, as pessoas estão 'comendo' suas emoções. "No dia a dia do consultório de 2020 para cá, recebo muitos pacientes que relatam não estarem conseguindo retomar sua alimentação balanceada e rotina mais saudável. E é por isso que meu primeiro questionamento para essas pessoas é sobre a saúde mental e o psicológico, muitos estão 'comendo' suas emoções", ressaltou.

Drielly explica que em tempos de estresse prolongado e consequente elevação dos níveis de cortisol no corpo, a tendência é que a sensação de fome (física ou emocional) aumente. "Isso acaba enaltecendo o prazer em comer, valorizando o consumo de alimentos para buscar conforto, além das bebidas alcoólicas, que trazem aquela sensação de bem-estar imediato e passageiro", pontuou.

Para os que estão insatisfeitos e inseguros com sua rotina alimentar, a nutricionista aconselha o cuidado com a saúde como um todo. "Mais do que nunca, esse é o momento de alinharmos a saúde mental com a saúde física. Por isso, para começar, é preciso identificar se você está no time dos que "comem" as emoções e tratar essa parte com ajuda profissional", finalizou Drielly.

Comentários