BRK Ambiental disponibiliza tour virtual por Estações de Tratamento - Jornal Fato
Geral

BRK Ambiental disponibiliza tour virtual por Estações de Tratamento

Plataforma digital da concessionária possui conteúdos educativos, para crianças e adultos, sobre os processos de saneamento básico


Com as estações de tratamento fechadas para visitação durante o período de quarentena, a BRK Ambiental, empresa privada de saneamento básico, disponibilizou um tour virtual por uma de suas Estações de Tratamento de Água (ETA) e por uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no Projeto Portas Abertas 360. A iniciativa é uma ferramenta educativa e de relacionamento com a população, e contribui para sensibilizar sobre a importância do saneamento básico ao aproximar as pessoas dos serviços realizados pela concessionária. 

Disponível no portal de sustentabilidade da concessionária, por meio do link www.brktransforma.com.br/interatividade, o tour em 360° possui duas versões: uma visita informativa para adultos e outra com uma linguagem lúdica, porém educativa, com a participação de personagens animados para as crianças. O objetivo é estimular o conhecimento e proporcionar a oportunidade de visita mesmo à distância, já que o programa apresenta, na prática, temas desenvolvidos em salas de aula de escolas e universidades. 

"Em sua versão presencial, o Portas Abertas recebe instituições de ensino, comunidades e os mais diversos representantes da sociedade de Cachoeiro de Itapemirim, que possuem interesse em conhecer nossas instalações e o seu funcionamento. O modelo virtual é uma alternativa que encontramos para preservar essa relação de proximidade com as comunidades, durante esse período de isolamento social", explica a analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental, Micheline Bernabé. 

De maneira didática, são apresentadas todas as etapas para a produção de água tratada, desde a captação em estado bruto no rio, o tratamento, a reservação e a distribuição, até chegar às casas, comércios e indústrias de forma potável e cristalina. No tratamento de esgoto, a visita online também passa por todos os processos de coleta e tratamento, até que o esgoto seja devolvido tratado ao meio ambiente. Micheline Bernabé destaca que o conteúdo disponibilizado na plataforma também reforça a importância da adoção de atitudes sustentáveis no dia a dia, com a sensibilização sobre a necessidade do consumo consciente dos recursos hídricos e do descarte correto de resíduos, para não comprometer as redes de esgoto. 

Além das visitas virtuais, no portal de sustentabilidade da BRK Ambiental, as crianças podem se divertir enquanto aprendem com o quebra-cabeças "Dança da Chuva", responsável por apresentar todas as etapas do ciclo da água, e o jogo da memória "Vilões do Esgoto", que pede atenção redobrada em relação aos resíduos descartados incorretamente e os transtornos que essas ações podem causar. 

"O Projeto Portas Abertas é um programa tradicional em nossas operações, em que apresentamos de forma prática os processos responsáveis por garantir a qualidade da água e todas as etapas do tratamento de esgoto. Em 2019, recebemos, na BRK Ambiental em Cachoeiro, 2.308 visitantes de 31 instituições de ensino, além de grupos de comunidades do entorno e de outros municípios. Estamos vivendo um novo momento em que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação se mostra ainda mais necessário. O Projeto Portas Abertas 360 é uma forma educativa, e ao mesmo tempo lúdica, de disseminar a cultura do saneamento e sensibilizar a população sobre a importância do saneamento básico para a saúde e o meio ambiente", afirma o diretor da BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim, Bruno Ravaglia.

 

Comentários