Câmara vai criar órgãos para defesa da criança e do adolescente - Jornal Fato
Geral

Câmara vai criar órgãos para defesa da criança e do adolescente

A audiência contou com a presença de vereadores, conselheiros tutelares e muitos profissionais de áreas relacionadas à criança e ao adolescente


- Divulgação/CMCI

A Câmara Municipal de Cachoeiro  irá criar uma Frente Parlamentar, um Fórum Permanente de Discussão e uma Comissão Permanente de Políticas para Criança e Adolescente. A sugestão foi feita pelo presidente Alexon Cipriano (PROS), em audiência pública sobre os direitos da juventude realizada por ele nesta quinta-feira (25), na Câmara. Segundo Alexon,  com esta estratégia a sociedade  e o Legislativo terão mais espaço para discutir, fiscalizar e propor políticas públicas para a juventude.

A audiência contou com a presença de vereadores, conselheiros tutelares e muitos profissionais de áreas relacionadas à criança e ao adolescente. A proposta de Alexon foi aprovada pela plenária da audiência, e as providências iniciais serão tomadas a partir da próxima semana.

Muitos pronunciamentos foram feitos, apresentando um panorama da situação da juventude em Cachoeiro e das demandas mais importantes, que serão usadas para a formulação de um documento, para envio às autoridades municipais e estaduais. "E essas demandas terão o meu empenho pessoal, assim como da Câmara,  para que possamos trazer recursos e ferramentas para o município e melhorar a vida de nossas crianças e adolescentes", afirmou Alexon.   

Entre as demandas apresentadas na audiência estão: aumento do número de aulas disponíveis por semana para alunos da Apae; criação de vagas em abrigos, escolas e creches; implantação da Delegacia Especializada da Criança e Adolescente; fomento da parceria com empresas para que recebam mais candidatos doo Programa Jovem Aprendiz e aceitem jovens em cumprimento de medida socioeducativa; mais apoio a projetos sociais, culturais e esportivos e disponibilização de mais médicos para o atendimento de crianças e adolescentes, entre outros.

Atendendo a solicitação da servidora da Secretaria de Desenvolvimento Social e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Claudinéia Debona, Alexon anunciou que criará vagas de trabalho na Câmara para receber jovens em cumprimento de medida socioeducativa. Este também é um dos grandes problemas existentes em Cachoeiro, já que muitos adolescentes precisam voltar a cumprir pena porque empresas se recusam a receber os adolescentes indicados. "Sem dar uma chance de ressocialização e um trabalho a esses jovens, não conseguiremos resgatá-los para o convívio social", afirmou Claudinéia.

 

Comentários