Caminho do Amparo movimenta turismo religioso em Cachoeiro e região - Jornal Fato
Geral

Caminho do Amparo movimenta turismo religioso em Cachoeiro e região

Catedral de São Pedro (foto) está entre os pontos do percurso


- Divulgação/PMCI

Nesta semana, será realizada a primeira edição do Caminho do Amparo. De quinta-feira (25) a domingo (28), fiéis percorrerão 100 quilômetros a pé entre Castelo, Cachoeiro de Itapemirim e Itapemirim, onde fica a Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo. Interessados em participar ainda podem se inscrever pela internet (encurtador.com.br/rDK06). 

A peregrinação faz parte dos eventos em comemoração aos 250 anos da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, que serão completados em 8 de setembro. A organização é da própria paróquia, e conta com o apoio das prefeituras dos três municípios por onde os caminhantes passarão, por meio de suporte técnico (ambulância, profissionais de saúde, educadores físicos), transporte de bagagens, instalação de pontos de hidratação, distribuição de lanches e sinalização do caminho.

"O objetivo do caminho é reproduzir a experiência dos emigrantes que partiram do Monte Castelo levando a Imagem de Nossa Senhora do Amparo, em 1764, e se instalaram em Itapemirim, onde, em 1769, criou-se a Paróquia com a mesma padroeira", destaca o padre José Carlos Ferreira da Silva, atual pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo e idealizador do evento.

"A realização do Caminho do Amparo é muito importante como resgate histórico, como prática de atividade física, por seu valor cultural e religioso e pelo potencial turístico que representa. Várias secretarias municipais de Cachoeiro estão trabalhando em conjunto com as prefeituras de Castelo e Itapemirim para oferecer todo o apoio necessário à realização desse belíssimo evento", destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins.

O percurso

O percurso do Caminho do Amparo terá início na quinta-feira (25) na Fazenda do Centro, em Castelo, seguindo 26,2 quilômetros por aproximadamente 5h30 em direção à Comunidade São Miguel (distrito de Itaoca, Cachoeiro). Na sexta (26), a peregrinação será até a Catedral de São Pedro, Centro de Cachoeiro, em um trecho de aproximadamente 27,2 quilômetros e 5h40 de duração.

No sábado (27), a caminhada seguirá até Comunidade Sagrado Coração de Jesus, Usina Paineiras - trecho de aproximadamente 29,4 quilômetros e tempo previsto de 6h. No domingo (28), último dia, ocorrerá a chegada à Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, após 17 quilômetros percorridos em cerca de 3h30.

Comentários