Coleta de pilhas e baterias de celular começa hoje - Jornal Fato
Geral

Coleta de pilhas e baterias de celular começa hoje

O recolhimento será feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente


A prefeitura de Cachoeiro promove nesta semana a primeira ação do projeto "Pilhando", para recolher baterias de celular e pilhas usadas. A campanha vai acontecer na praça Jerônimo Monteiro, no centro da cidade nesta quarta (28), quinta (29) e sexta-feira (30) das 8h00 às 16h00.
O recolhimento será feito em uma tenda no local, por equipes das gerências de Educação Ambiental e de Controle de Resíduos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), por meio do projeto Vem Reciclar, e contará com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), do Rotary Club de Cachoeiro e da Rochativa.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Andressa Colombiano, convida os cachoeirenses a abraçarem a iniciativa, para possibilitar que a maior quantidade possível de pilhas e baterias seja descartada de forma correta, evitando prejuízos ambientais. 
"É importante ressaltar que essas baterias devem ser, apenas, de aparelhos de telefone celular", frisa a secretária, acrescentando que a proposta do "Pilhando" é, de fato, estimular a população a adotar, no dia a dia, essa atitude sustentável. 

Logística reversa
O montante recolhido durante a campanha, nesta semana, será destinado à empresa especializada em logística reversa de eletroeletrônicos.
Isso porque, conforme o artigo 33 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e o Decreto Federal nº Nº 9.177 (de 23 de outubro de 2017), as pilhas e baterias são produtos que devem participar, obrigatoriamente, do sistema de logística reversa. 
Sendo assim, ambos os resíduos perigosos devem retornar ao fabricante, que é o responsável por tratar e descartar as pilhas e baterias de forma ambientalmente correta.

 

Comentários