Equipe de Cachoeiro participa de capacitação do programa Criança Feliz - Jornal Fato
Geral

Equipe de Cachoeiro participa de capacitação do programa Criança Feliz

Encontro foi sobre as visitas domiciliares para acompanhamento de crianças na primeira infância


- Divulgação/PMCI

A equipe de supervisores do programa Criança Feliz Capixaba em Cachoeiro de Itapemirim participou de capacitação oferecida pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), nesta semana. 

Coordenado no município pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), o programa visa o desenvolvimento integral na primeira infância (0 a 6 anos). Para isso, a equipe realiza visitas domiciliares para repassar às mães das crianças técnicas que podem melhorar a saúde, o bem-estar, a capacidade cognitiva e até o desempenho escolar delas.

Realizado em Vitória, o curso teve por objetivos alinhar e aperfeiçoar a metodologia do guia de visita domiciliar. Também foram discutidos o papel do supervisor dentro do Programa Criança Feliz Capixaba, monitoramento da Subsecretaria de Estado de Articulação de Políticas Intersetoriais (Subapi), análises das planilhas de monitoramento, informações pontuais sobre os cuidados no desenvolvimento da criança e apresentação da metodologia de formação dos visitadores através do multiplicador-supervisor. Houve, ainda, uma mesa técnica intersetorial, para a troca de saberes entre as equipes municipais.

"As pesquisas apontam que o fomento ao desenvolvimento das crianças, quando estão neste período da primeira infância, acrescenta chance de se tornarem adultos mais capazes. Este é um programa com esse objetivo, e é direcionado àqueles que mais precisam. Por isso, a equipe de Cachoeiro não poderia deixar de se capacitar e se aprimorar, cada vez mais, para prestar um serviço melhor", destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Comentários