Ipaci promove Semana de Educação Previdenciária - Jornal Fato
Geral

Ipaci promove Semana de Educação Previdenciária

Programação conta com audiência pública e seminário


- Foto Márcia Leal

Na próxima semana, o Instituto de Previdência do Município de Cachoeiro de Itapemirim (Ipaci) realizará atividades para difundir a cultura previdenciária entre os servidores públicos municipais.

São ações da Semana de Educação Previdenciária, criada por meio de portaria 624/2019, publicada pelo instituto neste mês, em que se comemora o Dia do Servidor Público (28 de outubro).

No dia 22, às 8h, no Plenarinho "Almir Forte dos Santos", da Câmara Municipal de Cachoeiro, situada no Ed. Comendador Juarez Tavares Mata, Praça Jerônimo Monteiro, nº. 70, Centro, será realizada uma audiência pública com o tema: "Apresentação do Relatório de Governança Corporativa, Resultados da Política de Investimentos e Avaliação Atuarial".

Já no dia 24, às 14 h, no mesmo local, será promovido o seminário 'Saúde do Servidor e Conhecimentos Básicos de Benefícios Previdenciários'.

"Convidamos todos os servidores públicos do município de Cachoeiro a participarem das atividades, que são oportunidades para ampliar o conhecimento sobre as questões previdenciárias e sobre o trabalho desenvolvido pelo instituto", disse a presidente executiva do Ipaci, Cleuzei Miranda Smarzaro Moreira.

Ipaci

O Ipaci é responsável por gerenciar o Regime Próprio de Previdência do município. Atua de maneira semelhante ao INSS, mas destina-se apenas aos servidores públicos efetivos de Cachoeiro.

Tem por objetivo praticar todas as operações na área essencial de previdência, sendo responsável pela gestão de benefícios como aposentadoria, pensão, auxílio-doença e salário-maternidade, dentre outros.

O amparo previdenciário prestado pelo Instituto consiste, basicamente, em garantir aos segurados aposentadoria e a manutenção da renda em caso de perda da capacidade de trabalho e aos dependentes do segurado a manutenção da renda de sua família quando ele vier a faltar, conforme os termos da Lei 6.910/2013.

O IPACI também é responsável pelo gerenciamento das perícias médicas realizadas nos servidores efetivos, nos casos de afastamento para tratamento de saúde.

São segurados e contribuintes do IPACI os servidores públicos titulares de cargos efetivos do Poder Executivo Municipal, incluindo autarquias e fundações, e do Poder Legislativo Municipal.

Comentários