Mais Alfabetização beneficia 2 mil estudantes - Jornal Fato
Geral

Mais Alfabetização beneficia 2 mil estudantes

Iniciativa busca potencializar o aprendizado de alunos de 1º e 2º ano na rede municipal de ensino


A rede municipal de ensino de Cachoeiro é atendida, desde abril, pelo Programa Mais Alfabetização (PMALFA), de âmbito federal - Foto: PMCI

Exatos 2.157 estudantes de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental tem o aprendizado potencializado em leitura, escrita e matemática na rede municipal de Cachoeiro de Itapemirim. Eles estão divididos em 98 turmas de 27 escolas. O projeto, desenvolvido em parceria com o Ministério da educação (MEC) põem em sala de aula um assistente de alfabetização, junto com o professor.

Durante as aulas, o professor e o assistente proporcionam atividades que ajudam o aluno a compreender o funcionamento do sistema alfabético de escrita, de modo a desenvolver autonomia de leitura e estratégias de compreensão e de produção de textos.

Também são promovidas atividades na disciplina de matemática, as quais estimulam os alunos a aprender a raciocinar, a representar, a comunicar, a argumentar e a resolver problemas em diferentes contextos.

O Mais Alfabetização em Cachoeiro é financiado com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

"É uma iniciativa nova do Ministério da Educação, implementada no início de 2018, a qual já estamos colocando em prática em Cachoeiro (desde abril). É muito importante para reforçar as ações que já realizamos relacionadas ao processo de alfabetização das nossas crianças", destaca a secretária municipal de Educação, Cristina Lens Bastos.

Comentários