Novas espécies de poliquetas são batizadas em homenagem a Elvis Presley - Jornal Fato
Geral

Novas espécies de poliquetas são batizadas em homenagem a Elvis Presley

Os bichinhos, que vivem no fundo do mar, parecem ter uma carcaça cheia de lantejoulas coloridas ? semelhantes às roupas do Rei do Rock


Cientistas encontram novas espécies de poliquetas. São elas: Peinaleopolynoe goffrediae, P. mineoi, P. orfanato e P. elvisi (Foto: Reprodução)

Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e da Universidade Sorbonne, na França, identificou quatro novas espécies de poliquetas, anelídeos que vivem no fundo do mar. Por parecerem estar cobertas de lantejoulas coloridas, elas foram chamadas de "Elvis" - uma homenagem ao rei do rock.

O estudo, publicado na revista científica ZooKeys, usou sequências de DNA para determinar as espécies, são elas: Peinaleopolynoe goffrediae, P. mineoi, P. orfanato e P. elvisi. Esses bichos vivem no oceano a mais de 900 metros de profundidade abaixo da superfície do Golfo da Califórnia.

 Os cientistas descobriram os vermes agrupados no fundo do mar em torno de carcaças de baleias e outras matérias orgânicas. Eles observaram, também, que os bichinhos vivem em águas tão profundas que não há penetração de luz. Isso é benéfico pois, dessa forma, outras criaturas não são capazes de ver suas conchas brilhantes. Além disso, os cientistas descobriram que os bichos não são capazes de enxergar, já que não têm olhos.

Ainda não se sabe ao certo a importância das escamas, mas é possível que elas funcionem como armaduras contra predadores. Ainda assim, a equipe - que fez um vídeo das poliquetas recém-descobertas - destaca que a camada protetora é essencial para sua sobrevivência. Assista abaixo:

 

Fonte: R. Galileu

Comentários