Novo sistema de identificação inibirá clonagem de CNH - Jornal Fato
Geral

Novo sistema de identificação inibirá clonagem de CNH

O sistema de reconhecimento facial é agregado à coleta biométrica


Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) implementou, de forma pioneira no Brasil, o sistema de reconhecimento facial dos condutores nos processos de habilitação para inibir a clonagem da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a partir desta quinta-feira (22).

O sistema de reconhecimento facial é agregado à coleta biométrica e visa garantir a segurança e impedir possíveis fraudes nos processos de habilitação. A iniciativa vai permitir o acesso do órgão ao banco nacional de imagens de condutores, por meio de parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

A partir do início do processo de habilitação e coleta da foto do condutor, o sistema realizará a conferência da imagem do condutor, que será comparada com sua imagem já registrada no Espírito Santo ou em Detran de outro Estado. As imagens serão validadas e liberadas para a conclusão do processo e emissão do documento.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destaca que esta é mais uma iniciativa para aumentar a segurança nos processos de habilitação.

"Já identificamos casos de clonagem de CNH aqui no Estado e fazemos o monitoramento dessas fraudes juntamente com a Polícia Civil, inclusive com a prisão de um fraudador no momento em que ele veio buscar o documento no Detran. Fazemos o cancelamento desses processos assim que identificada a fraude. Somos o primeiro Detran do Brasil a utilizar a identificação facial com acesso ao banco de dados de condutores de todo o país e isso vai tornar o processo mais seguro e impedir a clonagem de CNHs no Espírito Santo", explica.

Após utilização e homologação do sistema no Espírito Santo, o reconhecimento facial será liberado para utilização nos Detrans dos outros Estados.

Credencial online para CFCs

Os profissionais de Centros de Formação de Condutores (CFCs) e de empresas de cursos especializados que antes precisavam ir até o Detran|ES para emitir a credencial exigida para trabalhar poderão fazer este procedimento de forma online.

A partir de agora, assim que o profissional for cadastrado no Órgão, receberá um SMS avisando que a credencial foi enviada por e-mail. No documento digital, constarão foto e a assinatura da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além do QR Code, que permitirá que as Coordenações de Cursos e Formação de Condutores e a de Fiscalização do Detran|ES possam fazer a conferência dos dados do credenciado, o que garante agilidade, segurança no procedimento e economia com o uso de papel.

Comentários