Plataforma Acesso Cidadão facilita o acesso público a serviços do Governo do Estado - Jornal Fato
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Plataforma Acesso Cidadão facilita o acesso público a serviços do Governo do Estado

Recurso permite ao cidadão utilizar também os serviços digitais da Secult.


- Foto Divulgação

A população capixaba tem mais facilidade para se conectar com o Governo do Estado por meio do site Acesso Cidadão. De forma simples, a plataforma digital atua na interação com diversos órgãos estaduais. Cidadãos, poder público municipal e Organizações da Sociedade Civil, que precisam assinar, enviar e receber documentos da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), podem fazê-lo pela plataforma.

Desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) em 2014, o Acesso Cidadão pode ser acessado tanto pelo computador, quanto pelo smartphone ou tablet. De acordo com o subsecretário de Estado de Gestão Administrativa, Pedro Virgolino, "A plataforma Acesso Cidadão certamente contribui para estreitar e agilizar a comunicação entre a população e o Poder Público", destaca Virgolino.

Segundo a coordenadora do Escritório Local de Processos e Inovação (ELPI) da Secult, Mariana Menezes, "além de eliminar a tramitação física de documentos, a utilização da plataforma eletrônica agiliza etapas e traz facilidade para que o cidadão possa estar mais conectado com a Secult. Além de cumprir seu papel legal, gerará uma economia significativa de tempo, recursos financeiros e humanos para o desenvolvimento das ações da secretaria. Sem contar que a plataforma fortalece a cultura da transparência no serviço público", enfatiza Marina Menezes.

Como criar e verificar uma conta

O Acesso Cidadão exige alguns procedimentos para abrir uma conta. O primeiro é visitar o site www.acessocidadao.es.gov.br  Na página inicial, clique em "Criar uma Conta". Depois, digite o CPF e clique em "Próxima Etapa". Em seguida, o internauta deve inserir os dados pessoais e criar uma senha. O usuário ainda pode fazer o login utilizando as contas do Facebook ou do Google, e o site permite a verificação da conta como Servidor Estadual, por meio da CNH Capixaba, de Certificado Digital e/ou Selfie. 

Após a verificação o cidadão já pode entrar no E-Docs, onde consegue capturar e assinar digitalmente os documentos para encaminhá-los a Secult. Lembrando que qualquer encaminhamento deve ser realizado para o Grupo "Setor Protocolo".

Qualquer pessoa também pode utilizar diversos serviços disponíveis, tais como:

 

E-Docs

E-Docs - Gestão Arquivística de Documentos e Processos Administrativos do Estado do Espírito Santo

E-Ouvidoria

Um canal para participação do cidadão na gestão do Estado do Espírito Santo

ES na Palma da Mão

 

O ES na Palma da Mão é um aplicativo onde constam serviços do Governo do Espírito Santo relacionados ao dia a dia da população, como o horário e itinerário de ônibus, serviços do Detran, eventos, notícias, Diário Oficial, entre outros.

E-Certificado

 

Emissão de certificado de participação em cursos

Jovens Valores

 

O Programa Jovens Valores reúne oportunidades de estágio estudantil em diversos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado do Espírito Santo. Aqui você realiza a sua inscrição para as vagas localizadas em diferentes municípios do Espírito Santo.

Seleção Aluno

 

O link Seleção Aluno é o sistema inscrição e seleção de alunos para cursos em programas do Governo do Estado do Espírito Santo, como Pré-Eném, Pronatec e Educação Profissional Técnica

Seleção de DT

 

O link Seleção é o sistema que permite que o cidadão se inscreva nos processos seletivos de designação temporária (DT) do Governo do Estado do Espírito Santo. O sistema também permite a visualização dos resultados dos processos.

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