Prefeitura e DER-ES analisam soluções para área de risco no Zumbi - Jornal Fato
Geral

Prefeitura e DER-ES analisam soluções para área de risco no Zumbi

Um projeto de estrutura de contenção será elaborado para o local


- Divulgação/PMCI

Nesta terça-feira (19), pela manhã, o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, esteve no bairro Zumbi, acompanhando representantes do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES), em visita técnica a área de risco na rua José Antônio Santana, onde fica uma pedreira desativada. O objetivo foi analisar medidas para prevenir acidentes no local.

Além de membros do órgão estadual, os superintendentes Luiz Augusto Vieira (Obras Metropolitanas) e Fábio Longui Batista (Regional), a vistoria contou, também, com a presença do coordenador da Defesa Civil de Cachoeiro, Francisco Inácio Daroz, e dos secretários municipais de Obras, José Santiago de Lima, e de Governo, Paulo Miranda.

À beira da encosta, foram construídas moradias que, atualmente, encontram-se em situação de risco, segundo a Defesa Civil Municipal, que chegou a utilizar, nesta semana, um veículo aéreo não tripulado - o chamado drone - para fotografar e gravar a região e, assim, incluir as imagens à análise prévia.

Victor Coelho ressaltou que a gestão municipal decidiu agir o quanto antes para tranquilizar a população que vive nessa área. "Decidimos solicitar essa avaliação ao DER, que tem expertise nesse tipo de situação, para que possamos buscar soluções para esse caso", reforçou o prefeito.

"Cachoeiro não só viu, como enxergou, com antecedência, os potenciais perigos desse local, sem esperá-los acontecer. E isso é importante para se tomar atitudes o mais rápido possível, planejando e executando ações que eliminem esse risco na totalidade", acrescentou o superintendente Vieira.

Os próximos passos da prefeitura são o levantamento topográfico da área, o cadastramento das famílias que ali residem e a contratação de uma empresa especializada para elaboração e execução de projeto de estrutura de contenção. 

Leandro Camisão do Amaral, que mora na rua José Antônio Santana, frisou que as melhorias que se resultarem dessa iniciativa serão bem-vindas. "Vão trazer mais conforto e segurança para todos nós", comentou ele.

Reparos e duplicação de ponte em São Vicente são estudados

Ainda pela manhã, os secretários de Obras e de Governo, o coordenador da Defesa Civil de Cachoeiro e os superintendentes do DER-ES seguiram para o distrito de São Vicente, onde, com o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão, visitaram a ponte da Usina São Miguel, cuja estrutura está comprometida.

Foram estudadas possibilidades técnicas como serviços de reparo e proteção das aberturas do piso e duplicação da ponte. A etapa posterior será a elaboração de projetos para viabilizar as melhorias necessárias e a definição da responsabilidade de execução das obras e, também, de custos.

Comentários