Secretaria de Cultura lança 14º vídeo do projeto Cachoeiro de Memórias - Jornal Fato
Geral

Secretaria de Cultura lança 14º vídeo do projeto Cachoeiro de Memórias

Entrevista é com o mestre Airton, do grupo de capoeira "Filhos da Princesa do Sul"


- Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta quinta-feira (22), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) publicou o 14º vídeo de entrevistas com personalidades da cultura cachoeirense, do projeto "Cachoeiro de Memórias". Quem conta a sua história, desta vez, é o mestre de capoeira Airton da Silva Paulo. O material está disponível no YouTube (canal Semcult Cachoeiro).

Patrimônio vivo de Cachoeiro, reconhecido através da Lei Mestre João Inácio, em 2016, Airton é capoeirista há 40 anos e um dos primeiros integrantes do tradicional grupo "Filhos da Princesa do Sul", que promove aulas de capoeira e recreação para crianças e adolescentes, dentre outras atividades culturais.

No canal da Semcult, estão disponíveis todo os outros 13 vídeos do projeto. São conversas com mestres reconhecidos pela Lei Mestre João Inácio - Canuta Caetano, a Dona Canutinha; Maria Laurinda Adão; Niecina Ferreira de Paula Silva, a Dona Isolina; Izaías Quirino da Silva; Joana D'Arc de Oliveira; mestre Volmir Nascimento Mello; Ormyr Caetano; Erotildes Pereira da Silva, Rogério Viera Machado - e personalidades importantes da cultura e arte cachoeirense - Terezinha de Jesus Oliveira; Areno Francisco dos Santos e Hélio Moraes Sampaio.

O projeto Cachoeiro de Memórias é realizado pelo Arquivo Público Municipal de Cultura Sala "Evandro Moreira" e visa resgatar a história e a identidade cultural do município, a partir de registros audiovisuais, em formato de entrevistas, com pessoas que tenham uma ligação estrita com Cachoeiro.

Comentários