Na tarde desta terça-feira (6), o auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisci), em Cachoeiro de Itapemirim, recebeu a segunda edição do Simpósio de Ouvidoria Geral do Espírito Santo. O evento abordou o tema ?Boas práticas no atendimento ao cidadão? e servidores de diversas pastas da prefeitura de Cachoeiro e também de outros municípios puderam aprender sobre estratégias, técnicas e práticas para o melhoramento no atendimento à população. Presente na abertura, o prefeito Victor Coelho ressaltou a importância do seminário, visto que uma das principais metas da gestão é a transparência. ?E, para alcançar esse objetivo, precisamos ter diálogo com os nossos contribuintes, então, este evento é para isso: para que possamos intensificar os modos de conversas com o cidadão e a participação da população na gestão pública.? O simpósio contou a ministração de três palestrantes: o coordenador geral substituto de atendimento ao cidadão da Ouvidoria Geral da União, Valter de Souza Matos, a ouvidora geral da prefeitura de Cachoeiro, Kédyma Marques, e o ouvidor geral da prefeitura de Vila Velha, Alexandre Salgado. De forma dinâmica, eles debateram sobre conteúdos específicos, que podem tornar as ações das ouvidorias ainda mais eficientes. ?Nossa intenção é transmitir o papel da ouvidoria para o controle social. A gestão pública é uma gestão compartilhada, ou seja, toda sociedade tem o papel de agregar valores nas melhorias dos serviços públicos e na boa aplicação dos recursos, por exemplo. Então, queremos passar essa ideia de que, nós, que trabalhamos com a ouvidoria, precisamos ajudar o cidadão a compreender que ele é titular de direitos e uma de suas ferramentas é a ouvidoria?, destaca Valter Matos. ?O grande objetivo desse simpósio foi, exatamente, possibilitar a troca de experiências. Porque, no fim, quem ganhará com isso será a população, pois encontrá ouvidorias muito mais sensíveis, mais humanizadas, prontas para ouvir e atender as demandas?, avalia Alexandre Salgado. ?Por meio dos simpósios, temos compartilhado experiências que enriquecem nosso trabalho. Sabemos que o processo de melhoria é contínuo, mas este, sem dúvidas, é um passo importante em direção à nossa meta de excelência no atendimento ao cidadão?, reforça Kédyma Marques. Para a ouvidora Juliane Calazans, participante de Vila Velha, com o simpósio ganham os servidores e a população. ?A ouvidoria é o canal, a ponte do contribuinte com o órgão público. Por isso, participar de um simpósio que nos incentive a melhorar e aprimorar os atendimentos é muito importante. E o cidadão deve participar, procurando seus direitos e exercendo seu papel junto à gestão. Além disso, a troca de experiência ocorrida aqui foi muito rica?, disse. A primeira edição do simpósio aconteceu no município de Vila Velha, no dia 17 de julho, em parceria com a prefeitura de Cachoeiro, num trabalho intermunicipal de ouvidorias.
Simpósio de ouvidorias aborda boas práticas no atendimento ao cidadão
Evento debateu formas de tornar as ações das ouvidorias ainda mais eficientes
07/08/2019 18:33