Supercreche do Village da Luz entra em funcionamento - Jornal Fato
Geral

Supercreche do Village da Luz entra em funcionamento

Unidade tem capacidade para atender 300 crianças de 0 a 5 anos


- Divulgação/PMCI

Na manhã desta segunda-feira (17), foi inaugurada a escola municipal "José Antônio Colombini Egramphonte", a supercreche do bairro Village da Luz, em Cachoeiro de Itapemirim. A solenidade de abertura, com a presença de pais e alunos, foi realizada às 7h e, logo após, as crianças seguiram para as salas de aula.

O imóvel recebeu diversas intervenções, como reparos hidráulicos e hidrossanitários, acabamento e pintura geral, recomposição da cobertura da estrutura, instalação de sistema de para-raios e melhorias na parte elétrica. Os trabalhos de conclusão foram reiniciados em março de 2019, após anos de paralisação da obra, que começou em 2012.

Os acessos à unidade também receberam intervenções. Equipes da Secretaria Municipal de Obras (Semo) construíram a calçada lateral e fizeram a construção de uma rua projetada, que dá acesso direto à entrada da supercreche. A via fica localizada entre as ruas Corinto Barbosa e Justiliano da Silva Junior. Além disso, ao lado da escola, está sendo um implantado um playground do projeto Lazer Para Todos, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp).

"Esperamos por muito tempo por essa conquista, e vê-la, finalmente, concluída, nos deixa muito alegres. Além de estar bonita, os profissionais e a estrutura, com certeza, ajudarão no desenvolvimento das nossas crianças. A espera valeu a pena", comemorou Franciele Souza Silva, moradora do Village da Luz.

"É maravilhoso! Antes, nós não tínhamos um local para deixar nossas crianças, e agora, com esse espaço, temos certeza de que elas estarão num lugar seguro. A estrutura, com os equipamentos e salas novas, e a equipe qualificada, deixam a gente bem feliz, pois sabemos que nossos filhos estarão em boas mãos", ressaltou Caio César, morador do bairro Rubem Braga, cujo filho estudará no maternal II da unidade.

A supercreche

A terceira supercreche da rede pública municipal possui cerca de 1,2 mil metros quadrados de área construída. A escola conta com salas pedagógicas, sala de informática, playground, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria e sanitário adaptado para pessoas com necessidades especiais, além de ser equipada com aparelhos de ar-condicionado. Na obra, foram investidos mais de R$ 2,5 milhões, com recursos próprios da prefeitura e oriundos de convênio com o Ministério da Educação (MEC).

Com a capacidade de atender 300 crianças de 0 a 5 anos da região geoescolar, a unidade vai abranger, também, os bairros Fé e Raça e Rubem Braga, com creche em tempo integral (maternal I e II) e parcial (maternal III e IV) e pré-escola (Pré I e Pré II) no período parcial. O horário de funcionamento é de 7h às 17h30.

"Esta escola foi muito esperada, e as nossas expectativas estão grandes. Tudo foi feito com carinho, com respeito e nosso objetivo é realizar um projeto pedagógico bonito, aproveitando todos benefícios deste espaço", salientou a gestora da supercreche, Adriana Fraga.

"Estamos entregando mais essa conquista à comunidade devido a muito trabalho e persistência. Por isso, é um dia de festa e de gratidão a todos que tornaram este momento possível. Tudo nesse espaço bonito, cada detalhe, foi pensado para dar o melhor às nossas crianças, para que elas possam se desenvolver no melhor ambiente possível", afirmou a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

"Hoje é a realização de um sonho. As pessoas que moram nessa região esperaram quase oito anos por essa escola, e poder fazer a entrega dela é realmente um motivo de grande alegria. Fizemos esforço máximo para ver este espaço concluído e podendo ser usufruído pelas nossas crianças. Certamente, temos uma estrutura de primeira linha, com equipamentos e salas novas e profissionais qualificados, que cuidarão muito bem dos pequenos. Cuidar deles é olhar para o futuro com esperança", completou o prefeito Victor Coelho.

Entrega dos kits escolares

Além de todas as melhorias da nova unidade escolar, as crianças da supercreche receberam mais um benefício: a entrega dos kits com materiais escolares e das mochilas para estudantes da pré-escola e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Pela primeira vez, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) entrega kit com materiais escolares, que inclui cadernos, cola, borracha, lápis, canetinha, tesoura, dentre outros. Mais de 12.900 alunos da rede municipal de ensino estão sendo beneficiados com os materiais, que começaram a ser entregues na última quinta-feira.

Mãe do pequeno Davi, Daiane Gomes celebrou a entrega do auxílio. "Material de escola não é barato, e nem todos têm condições de comprar. Então, é muito bom poder contar com mais esse benefício da prefeitura, porque isso incentiva as crianças a estudar com mais empenho", disse.

 

Comentários