Forte terremoto atinge o Peru e é sentido em estados brasileiros - Jornal Fato
Internacional

Forte terremoto atinge o Peru e é sentido em estados brasileiros

Segundo o Serviço Geológico Colombiano, terremoto tinha magnitude 8.0


Foto: Divulgação/Governo do Equador

Um terremoto de magnitude preliminar de 8,0 atingiu o norte do Peru durante a madrugada deste domingo (26).

O epicentro foi localizado a uma profundidade de cerca de 115 quilômetros e foi sentido em outros países da América do Sul, como no Equador, Brasil e até na Venezuela.

O Centro Nacional de Operações de Emergência (COEN) do Peru informou que o terremoto, ocorrido no alto Amazonas, foi percebido como moderado a forte em várias regiões do país. 

Em Yurimaguas, as autoridades relataram colapsos habitacionais devido ao movimento. O COEN relatou que havia pessoas feridas, mas ainda não divulgou números, além de 16 casas danificadas.

O presidente do Peru, Martín Vizcarra, em sua conta no Twitter, pediu para que os cidadãos permançam calmos e que se informem nas páginas oficiais do COEN.

Hernando Tavera, chefe do Instituto Geofísico do Peru, disse que a profundidade do terremoto foi "intermediária" e por isso seu raio de influência foi maior, chegando a Junín, Piura, Iquitos, Tarapoto, entre outros.

No Equador, o presidente Lenin Moreno confirmou os cortes de energia em Zamora, Chinchipe, após o terremoto.

O vice-presidente do Equador, Otto Sonnenholzner, disse que o movimento foi sentido com muita força, mas que até agora não há relatos de vítimas ou grandes danos à infraestrutura.

No Brasil, a população dos estados do Amazonas e Acre foram os que mais sentiram o terremoto.

Durante a manhã deste domingo, uma réplica do terremoto anterior foi registrada na costa do Peru, de magnitude 4,7, segundo o USGS.

O epicentro foi localizado 61 quilômetros a oeste-sudoeste de Moche e teve uma profundidade de 75 quilômetros, de acordo com o relatório.

 

Comentários