Mãe é única - Jornal Fato
Artigos

Mãe é única


- Foto Divulgação

Toda mãe tem cheiro de lembranças e tem um aconchego que ninguém mais tem...

Deixamos a casa materna para construir as nossas, mas a certeza de que nossa mãe estará lá, esperando com seu cheirinho, com seu colinho incomparável e com os pratos que nos remetem à infância nos fortalece. Pena que, pela rotina, muitas vezes não nos damos conta do seu real valor.

Minha mãe era agitada, não era de sorriso aberto, mas sorria linda e timidamente como ninguém. Nas fotos, em geral, o sorriso parecia forçado, mas o tempo não lhe tirou o jeito de menina mulher, pois sempre foi leve de conviver. Falar não, não sabia. Além disso, conseguia enxergar qualidades nas pessoas que, em geral, eu não via.

Todo texto que eu compartilhava nas redes sociais, vinha seguido do comentário: "Parabéns filha, pura verdade". Isto me deixava sem graça, pois elogio de mãe gera suspeição. Toda reportagem que meu irmão caçula produzia, ela compartilhava com satisfação. Tudo que minha irmã postava, seja pessoal seja relacionado às lindas peças que vende, era curtido e comentado. Sempre cheia de orgulho pela garra profissional e pela fé do meu outro irmão, seu segundo filho. Ou seja, tinha um jeito só seu de todos os dias nos dizer o quanto amava.  

Toda mãe tem uma fragrância. Algumas exalam cheiro de tempero; outras de limpeza; há a que espalha mansidão, mas também tem a que lembra correção. Apesar das particularidades, toda mãe traz em si um cheiro único de amor.

O tempo passa, crescemos e adquirimos vida própria. Nos tornamos mães também - ou pais - e entendemos que o amor pode tomar dimensões nunca antes experimentada.

Passamos a cuidar dos nossos próprios filhos. E como nossas mães nos ajudam nestes cuidados! Limitados, tentamos proteger nossas proles, mas nem sempre conseguimos. Perdemos noites de sono, oramos com mais fervor e, mesmo "grandes", ainda temos a necessidade de, vez e outra, deitar no colo daquela que tanto renunciou e, assim, do seu ladinho, sentir o alento do amor incondicional.

Nessa época, começamos a perceber o quanto nossas mães engoliram o choro e o quanto se calaram. Tudo para nos manter por perto nos momentos em que nos sentíamos os donos da razão, sem ser.

Semana passada comemoramos o dia DELA - também o nosso - que tanto amor tem para dar. Bem verdade que, como mães e filhos, falhamos, contudo, muitas vezes, mesmo sem saber demonstrar, carregamos na maternidade, e pela maternidade, um aroma de saudade.

Quando algo machuca, sejamos crianças ou maduros, nosso primeiro pensamento está nela. A primeira voz que escutamos; o primeiro olhar visto ao nascer; o primeiro alimento; a primeira palavra, em geral, balbuciada; o abraço nos primeiros passos; o colo nos cansaços. Se perdemos o controle é para ela que pedimos oração; se a vida nos rejeita, nela encontramos a satisfação pela nossa simples presença.

Por isso e muito mais, dia das mães é todo dia, pois todo dia ela merece ser amada e ser cuidada. Contudo, semana passada, o olhar se voltou para ela.

Sou filha, sou mãe, já passei dos 40, mas sua presença sempre foi importante. Todavia, a vida é uma passagem. Isto, também, minha mãe, com muita fé, ensinou ao, ainda com alma e corpo jovem, ir embora com apenas 60 anos de idade.

Em sendo passagem, minha mãe já voltou para casa, pois está junto de Deus e, com o retorno ao primeiro amor, no último domingo foi o primeiro dia das mães sem seu cheiro. Só o meu cheiro de mãe foi exalado e sentido pelos meus filhos. Mas, as boas lembranças dela explodiram em meu coração.

Sei que para mim e para muitos outros, órfãos de mães ou de filhos, aquele domingo trouxe saudades e lembranças de dias que não mais voltarão. Contudo, mesmo que uma lágrima tenha escorrido, ainda assim somos agraciados. Afinal, se temos boas lembranças da maternidade, seja a que nos gerou ou a gerada por nós, é porque tivemos a oportunidade de experimentar o amor filial e maternal quando tantos não o puderam experimentar.

Se temos saudades, temos o que comemorar... Por quê? Porque mãe é alguém especial demais, de modo que, uma vez em nossa vida, sempre em nossos corações.

Se temos a mãe ao lado, que a amemos intensamente todos os dias, pois mãe é única e nada a substitui.

Se somos mães, parabéns para nós, pois ser mãe é uma dádiva de Deus e fomos presenteadas.


Katiuscia Marins Colunista/Jornal Fato Advogada e professora

Comentários