Perdas e outras mais - Jornal Fato
Artigos

Perdas e outras mais

Precisamos manter espaços onde a cultura e a informação possam ser disseminados


Foto: Jornal Opção

Durante muitos anos fui assinante do Jornal do Brasil e uma fervorosa admiradora de todo conteúdo, formulado por excelentes jornalistas e articulistas, os melhores do país.  E em certa ocasião fui surpreendida pela notícia do fechamento do jornal. Custei a acreditar e a aceitar, tentei me adaptar a outro jornal, mas não conseguia. Senti o luto da perda e todas às vezes que chegava ao Rio de Janeiro, pela ponte Rio - Niterói, via aquele imenso prédio vazio, ainda com a placa de identificação - que só removeram anos depois, e me doía na alma. Coisa de saudosista.

Bem, me curei do luto e decidi assinar o jornal A Gazeta, além do ES de Fato, e as revistas Veja e Leia.  Sempre optei por assinaturas, por residir distante do comércio e por comodismo mesmo, mas adoro uma Banca de Revistas. E nas férias, em Marataízes, meu ponto favorito era a Banca próxima à minha casa, no Centro. Por ali passava todas as manhãs, folheava e adquiria jornais e revistas e ainda fazia um social com os moradores do entorno e veranistas em geral. Era o ponto de encontro da turma que gosta de ler e estar em dia com as notícias, não as curto veiculadas na internet e sem a assinatura do responsável, em geral fake news. E vem a nova perda, fecham a Banca de Revistas do Centro de Marataízes e meus verões já não são os mesmos!

E agora recebo a notícia do fechamento do jornal A Gazeta. Sinto-me triste e traída. E agoniada com a quantidade de desempregos que tal situação acarreta.  A mesma sensação que tenho toda vez que passo pelos espaços vazios das empresas Itapemirim e Itapuã. E agora? Opto por nova adaptação, vou assinar A Tribuna e pronto. Não me ofereçam assinaturas on line, não me interessam. Gosto de ler as matérias impressas, aprecio até o cheiro do jornal. Não me considero uma pessoa retrógrada, sei que terei que me adaptar aos novos tempos, mas devagar com o andor... E até já avisei ao dono da Banca de Revistas do Mercado Municipal por onde passo todos os domingos - por favor, resista! Precisamos manter espaços onde a cultura e a informação possam ser disseminados. Resistam jornalistas, editores, repórteres, revisores, diagramadores, fotógrafos, jornaleiros, articulistas, gráficos, redatores -  verdadeiros heróis da resistência!

 

Marilene De Batista Depes

 

 


Comentários