Gestores e voluntários dos Parques Estaduais Pedra Azul e Forno Grande visitam Reserva Águia Branca - Jornal Fato
Meio Ambiente

Gestores e voluntários dos Parques Estaduais Pedra Azul e Forno Grande visitam Reserva Águia Branca

O objetivo foi integrar as unidades de conservação da região


- Foto Divulgação

Gestores das unidades de conservação de Pedra Azul e Forno Grande e participantes do Programa de Voluntariado do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) visitaram, nesta quarta-feira (19), a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de Águia Branca, localizada no município de Vargem Alta, entre os dois parques estaduais.

Representantes do Centro de desenvolvimento sustentável Guaçu-Virá, de Venda Nova do Imigrante, também participaram da visita. O objetivo foi integrar as unidades de conservação da região, uma vez que está em debate a zona de amortecimento de Pedra Azul, com possibilidade de inclusão da área e do entorno da RPPN, formando um "contínuo de unidade de conservação" ou "mosaico de unidade de conservação".

"As unidades de conservação que estão participando desta visita fazem parte do corredor ecológico Pedra Azul e Forno Grande, que abrange uma área de mata e de alta diversidade nas montanhas capixabas", explicou a gestora do Parque Estadual Pedra Azul, Daniela Nicioli.

Além de conhecer as trilhas, os atrativos e a realidade da RPPN  Águia Branca, gestores e voluntários trocaram informações para maior integração entre as unidades e debateram também o uso das unidades de conservação por pesquisadores e ambientalistas.

"Os voluntários estão tendo a oportunidade de conhecer uma outra unidade de conservação da região, que é uma reserva particular e que tem outras características, outros atrativos para visitação e objetivos de conservação diferentes de Forno Grande e Pedra Azul", ponderou Daniela Nicioli.

Saiba mais:

Reserva Ambiental Águia Branca: possui área total de 2.225,64 hectares, sendo 1.698,07 hectares - o que equivale a quase 1.700 campos de futebol - transformados em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), de propriedade do Grupo Águia Branca. O ato de criação da RPPN partiu da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz): criado para proteger amostras significativas dos ecossistemas regionais, as quais se destacam as formações rochosas de granito e gnaisse (Lei Estadual n° 4.503/91). Abriga um dos mais importantes cartões postais do Estado, a Pedra Azul, que possui 1.822 metros, além da Pedra das Flores, com 1.909 metros de altitude. Um detalhe interessante é a Pedra do Lagarto que, unida à Pedra Azul, podem ser avistadas da BR-262.

Parque Estadual de Forno Grande: criado em outubro de 1960, como Reserva Florestal, passou ao Parque Estadual pela Lei Estadual nº 7.528, em 1998. O relevo é montanhoso com variação altimétrica de 1.600 a 2.039 metros, culminando no Pico do Forno Grande, o grande atrativo da região.

Centro de Desenvolvimento sustentável Guaçu-Virá: foi criado em 1993, surgindo da associação de Amigos da Terra, uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos, do município de Venda Nova do Imigrante. Foi oficialmente constituído em 1996, com objetivo de promover o desenvolvimento sustentável em consonância com o desenvolvimento econômico, social, cultural e a melhoria de qualidade de vida e do meio ambiente.

Comentários