Caverna no Egito encontrada por turista tem pinturas de 10 mil anos - Jornal Fato
Notícias

Caverna no Egito encontrada por turista tem pinturas de 10 mil anos

s desenhos foram classificados em três grupos de acordo com a idade


- (Foto: Reprodução/Facebook)

Uma missão arqueológica do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito descobriu uma caverna coberta por pinturas rupestres datadas entre 5.500 e 10.000 a.C. O lugar foi encontrado por acaso por um turista que passeava no deserto do Sinai do Sul.

O Secretário-Geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mostafa al-Waziry, explicou em  declaração no Facebook que a caverna está localizada em uma região de difícil acesso chamada al-Zaranij. O lugar mede cerca de 3 metros de profundidade por 3,5 metros de largura.

Mostafa acrescentou que os arqueólogos também encontraram grandes quantidades de restos de animais na caverna, indicando que ela era usada como abrigo. Os desenhos mostram muitas cenas diferentes que datam de várias épocas, disse o chefe da missão arqueológica, Hisham Hussein.

As gravuras foram divididas em três grupos, de acordo com a tonalidade, a idade e o conteúdo. O primeiro é o mais antigo e estampa o teto da caverna. Ele é caracterizado pela cor vermelho escuro e retratos de animais em proporções realistas. Já o segundo remonta à Idade do Cobre e retrata cenas de mulheres e animais, enquanto o terceiro mostra pessoas sendo carregadas por camelos.

A arte rupestre no Egito está espalhada por todo o país. Segundo Hussein, a missão continuará pesquisando a área para possíveis novas descobertas.

 

Comentários