Justiça simula eleições gerais - Jornal Fato
Notícias

Justiça simula eleições gerais


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está rastreando, em todo o Brasil, o processo das eleições gerais com um simulado sobre o pleito. Durante os trabalhos são testados pelos tribunais regionais, simultaneamente, em todas as zonas eleitorais, todos os hardwares e softwares a serem utilizados nas eleições 2014.

O objetivo é atingir o máximo da produtividade dos sistemas para detectar possíveis ocorrências e realizar ajustes, se necessário. O procedimento não encerra os testes nas urnas eletrônicas e sistemas do próximo pleito.

"Vamos testar desde a carga das urnas até a transmissão dos dados. No dia 11 de agosto, teremos 100% da totalização de votos simulados para o primeiro turno e no dia 13 finalizamos o segundo turno"?, explicou José de Melo Cruz, coordenador de sistemas eleitorais do TSE.

Já está agendado novo simulado, no período de 5 a 13 de setembro, conforme cronograma de planejamento do TSE. Segundo José Melo, os próximos testes são como um "ensaio geral"? para as eleições e não será avaliado o desempenho dos sistemas ou realizado ajustes, considerando que, na ocasião, todos os softwares já estarão lacrados.

 

Fábrica de testes

A Secretaria de Tecnologia da Informação criou a Fábrica de Testes (Fates), seção que realiza de forma constante testes nos sistemas e tem como atribuição planejar, gerenciar, realizar, avaliar e melhorar as atividades de testes de softwares críticos do TSE.

Além da Fates, a coordenadoria possui ainda outras quatro seções para desenvolvimento de sistemas e seus componentes.

São elas: Seção de Processamento de Eleições 1 (Sepel 1), Seção de Cadastro de Eleitores (Secad), Seção de Voto Informatizado (Sevin) e Seção de Processamento de Eleições 2 (Sepel 2).

Comentários