"Não estou desaparecido. Estou bem", informa mecânico

O nome dele consta na lista do novo portal de desaparecidos

30/10/2020 10:52
"Não estou desaparecido. Estou bem", informa mecânico

Joel da Costa, de 33 anos, que consta como desaparecido no novo portal de Pessoas Desaparecidas do governo do Espírito Santo, está bem e em casa, em Castelo.

Ele entrou em contato com o jornal Fato e explicou o que aconteceu. Em uma ocasião, quando ainda morava em Cachoeiro de Itapemirim, saiu para trabalhar e, como estava chovendo, não conseguiu retornar para casa.

?Eu estava sem telefone e acabei ficando onde estava trabalhando, em uma região do interior. Meus amigos pensaram que eu tinha sumido e acabaram registrando um boletim de ocorrência. Eu apareci no outro dia e está tudo bem comigo, graças a Deus?, comenta.

Ele, familiares e amigos só ficaram sabendo que Joel estava na lista de desaparecidos porque o jornal Fato divulgou essa relação há dois dias.

O portal de desaparecidos conta com informações completas, com imagem da pessoa, qualificação, local do desaparecimento, idade atual e número de boletim de ocorrência, que pode ser feito de forma on-line.

Segundo o delegado Paulo Expedicto Amaral, gerente do Disque-Denúncia, o portal é integrado com o sistema de registro de ocorrências policiais, por isso, é permitido que os dados sejam exibidos automaticamente no site, sem necessidade de nenhuma ação humana.

"Logo após o registro do desaparecimento, seja presencialmente numa delegacia de Polícia ou pela internet, por meio da Delegacia On-line, as informações dessa pessoa são exibidas automaticamente no site?, explicou 

A Polícia esclareceu, que se a família fizer o registro de desaparecimento, ela deve fazer também outro informando que a pessoa apareceu. "Caso a vítima apareça, deve ser feito um registro de boletim informando que a pessoa foi encontrado e solicitando a retirada dos dados do portal. O BO pode ser feito em qualquer delegacia, ou via Delegacia Online".