Operação apreende redes de pesca em Marataízes

21/05/2016 00:00
Operação apreende redes de pesca em Marataízes

Foto: Divulgação/PMM

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Polícia Militar Ambiental realizaram na manhã de sexta-feira (21) a ?Operação Piracema?, uma ação integrada e repressiva onde foram retiradas todas as redes que estão a menos de mil metros da Foz do Rio Itapemirim, o que é ilegal durante o Defeso do Robalo e da Tainha, já que esse e outros apetrechos impedem o aceso dessas espécies ao rio, onde elas se reproduzem neste período chamado de ?Piracema?. Outro fator que influenciou na ação foi o elevado número de registros de mortes de tartarugas provocadas por rede de pesca.

 

A operação contou com o apoio da Secretaria de Defesa Social e Segurança Patrimonial com a disponibilização de equipes da Guarda Municipal e do Salvamar, e também da Secretaria de Obras e da Defesa Civil Municipal. O Secretário de Meio Ambiente de Marataízes Diego Libardi enfatizou que a operação não foi punitiva e sim de conscientização. ?Primeiro fizemos uma reunião com a Polícia Ambiental e os pescadores para conscientizar a população dessa localidade. Na reunião determinamos a retirada dos apetrechos principalmente das redes?, frisou o secretário afirmando que não foram aplicadas multas, apenas realizadas apreensões dos materiais.

 

Durante a operação foram recolhidas sete redes de pesca, o que totaliza 550 metros de rede. Representando a Polícia Militar Ambiental o Sargento Quintas salientou que essas redes armadas de forma ilegal matam tartarugas, e não permitem que os peixes sigam para o rio, por isso é muito importante esse tipo de fiscalização. ?Só foi apreendido material, ninguém foi flagrado pescando. Caso isso tivesse acontecido o pescador seria conduzido em flagrante e teria que responder pelo crime ambiental?, enfatizou o Sargento Quintas da Polícia Militar Ambiental.

 

O material apreendido foi apresentado na delegacia onde foi confeccionado um boletim de ocorrência. Quem presenciar rede armada que esteja fora do que é permitido deve entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (28) 99921-1347 ou com a Polícia Ambiental: (28) 3521-3358.