Operação Curupira: Crimes ambientais são flagrados em Alfredo Chaves - Jornal Fato
Polícia

Operação Curupira: Crimes ambientais são flagrados em Alfredo Chaves

Alfredo Chaves possui um grande fragmento de mata atlântica preservada e em recuperação.


- Foto: Divulgação Polícia Militar.

Na última sexta-feira (27), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) deflagrou a "Operação Curupira" no município de Alfredo Chaves, que possui um grande fragmento de mata atlântica preservada e em recuperação.

A operação se iniciou nas montanhas capixabas no dia 06 de maio, e desde então, vem ocorrendo em municípios como Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Teresa, com o propósito de inibir o desmatamento ilegal, o loteamento irregular de solo e agressões ao meio ambiente, muitas vezes em decorrência do desenvolvimento urbano e turístico e sua consequente especulação imobiliária.

Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Alfredo Chaves, policiais do Comando de Operações Táticas em Mata Atlântica (COTAMA), juntamente com as equipes das Unidades de Destacamento de Polícia Ambiental (DPA) de Domingos Martins e Afonso Cláudio fiscalizaram quatro pontos alvos de denúncias na região do Ribeirão do Cristo e São Bento de Urânia.

Como resultado, a ação identificou em Ribeirão do Cristo o desmatamento na mata atlântica em três propriedades com um total de 28 platôs construídos irregularmente, sendo seis deles construídos em Área de Proteção Permanente (APP) e dois platôs com casas já em construção.  Foram também identificadas quatro barragens e 1,6 km de abertura de estrada. Em São Bento de Urânia, a ação fiscalizadora identificou um flagrante de crimes ambientais de desmatamento e movimentação de terra em área de APP, sendo necessário a confecção de Termo Circunstanciado de Ocorrência.

Toda a fiscalização foi acompanhada pelo secretário de Meio Ambiente do município, Antonio Marcos Orlandi, que relatou que nenhuma das propriedades fiscalizadas possui autorização junto à prefeitura. Também não foi localizado nas propriedades placas de autorização dos demais órgãos ambientais. O secretário afirmou que "A ação é importante para coibir ocupação desordenada de área rural. Esse tipo de conduta promove adensamento de imóveis em locais de risco além de danos ambientais às vezes irreversíveis", frisou.


 

Operação Curupira

Em sua quarta edição, a presente Operação foi nomeada em homenagem ao Curupira, personagem do folclore nacional, surgido entre os povos indígenas e incorporado à cultura popular brasileira. Essa lenda descreve um ser mítico protetor da floresta, que se voltava contra aqueles que entravam nas matas para derrubar árvores ou caçar animais.

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental continuará intensificando a fiscalização, de modo a contribuir para um meio ambiente ecologicamente equilibrado e no bem-estar das gerações de hoje e do futuro. O cidadão pode realizar a denúncia anônima de crimes ambientais através do número 181, ou pelo site (https:/disquedenuncia181.es.gov.br).

Comentários