PF desarticula organização criminosa de tráfico internacional de drogas - Jornal Fato
Polícia

PF desarticula organização criminosa de tráfico internacional de drogas

Operação Alias cumpre 10 ordens judiciais nos estados de RO, CE e PA


Foto: divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (19), a Operação Alias, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas.

Foram cumpridos seis mandados de prisão temporária e quatro mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 3ª Vara Federal da Seção Judiciária em Rondônia. A ação aconteceu nas cidades de Porto Velho/RO, Guajará-Mirim/RO, Caucáia/CE e Ananindeua/PA. Um dos investigados encontra-se foragido no Peru.

As investigações foram iniciadas em outubro de 2017 com a finalidade de identificar a participação dos integrantes da organização criminosa sediada na região de Guajará-Mirim. Segundo a polícia, a quadrilha era bem dividida e estruturada.


Durante as investigações da Operação Alias, constatou-se que os integrantes do grupo criminoso atuavam recebendo drogas de fornecedores bolivianos e peruanos e transportavam o entorpecente para os centros consumidores, escondido em caminhões e automóveis.

Após apuração, policiais conseguiram localizar quatro remessas de cloridrato de cocaína da Orcrim, totalizando 150 quilos de substâncias ilícitas apreendidas.

Os presos, após serem ouvidos nas sedes da Polícia Federal, foram encaminhados para presídios estaduais e responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.

O nome da Operação faz referência a palavra inglesa "Alias", relativa a "pseudônimo", em razão da falsidade ideológica praticada por vários dos alvos, inclusive o principal líder teria utilizado vários documentos falsos para despistar a atuação policial.

Comentários