PM terá bases móveis no Zumbi e Village da Luz - Jornal Fato
Polícia

PM terá bases móveis no Zumbi e Village da Luz

Vans estão equipadas para permitirem monitoramento da movimentação de pessoas nas imediações das bases


Governo entregou 89 viaturas para a Polícia Militar na tarde de ontem (12) - Foto:Fred Loureiro/Secom-ES

Os bairros Zumbi e Village da Luz, em Cachoeiro de Itapemirim, passarão a ser patrulhados por vans, equipadas para funcionar como Bases Comunitárias Móveis (BCM), que ficarão posicionadas em áreas atendidas pelo Projeto Ocupação Social. Os veículos, do modelo Iveco Dayli, fazem parte do lote de 89 viaturas entregues para a Polícia Militar na tarde de ontem.

Esses veículos contam com câmeras internas e externas de videomonitoramento, monitores, notebooks, acesso à internet e outros equipamentos que possibilitam um monitoramento da movimentação de pessoas nas imediações das Bases, bem como um atendimento mais qualificado ao cidadão.

Além de Cachoeiro, terão BCMs, são 40 neste primeiro lote, os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Viana, Linhares, São Mateus, Colatina e Pinheiros. No próximo ano, chegarão outras 53 Bases Comunitárias Móveis.

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Nylton Rodrigues, 2018 foi o ano de maior captação de recursos para o setor. "Conseguimos captar R$ 15 milhões para armamento internacional. Os policiais vão ter as melhores armas do mundo. Quanto à base, isso traz a noção de referência para a população buscar a polícia", disse Nylton.

O comandante-geral da PMES, coronel Alexandre Ramalho, frisou que é um projeto revolucionário a entrega das bases móveis comunitárias. "Esse é o verdadeiro policiamento de comunidade. Estaremos monitorando e com cada vez mais proximidade. A tecnologia embarcada é um outro fator importante para sermos eficientes. Poderemos captar imagens. O policial militar serve como um elo para a comunidade", pontuou.

 

Entrega

O Governo do Estado entregou, em Vitória, 89 viaturas. O investimento é de R$ 12.494.600,00. Além das vans, para as bases comunitárias, 47 Renault Duster estão destinadas para a Companhia Especializada de Polícia Escolar (13) e para o Batalhão de Polícia de Trânsito (34). Duas Sprinters, que são vans, servirão à Companhia de Missões Especiais (Cimesp).

Para o governador Paulo Hartung, presente na entrega, a Segurança Pública começou a ser reconstruída em 2003. "Fomos evoluindo. Criamos um sistema de cooperação e ainda criamos o nosso Ciodes. Não tínhamos sistema prisional e colocamos ele de pé. E é o número um do Brasil. Meu papel é agradecer", analisou Hartung.

 


Onde ficarão as bases:  

Cachoeiro de Itapemirim

Bairro Zumbi: entre a Avenida José Felix Chein, a Rua Etelvina Vivácqua e a Rua Jordão Passamai

Village da Luz: na praça do bairro

Comentários