Vargem Alta lança "Programa Conversa Franca" em live na internet - Jornal Fato
Polícia

Vargem Alta lança "Programa Conversa Franca" em live na internet

O ciclo da violência é conturbador e prejudicial a compreensão da vítima, pois o agressor não demonstra seu comportamento violento de forma pontual. A violência se transforma a cada instante, começa-se com pequenos insul


A Prefeitura de Vargem Alta lança hoje (22) o "Programa Conversa Franca" em uma transmissão ao vivo na internet. A atração vai reunir a promotora e coordenadora do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (NEVID), Cristiane Esteves Soares, a procuradora geral do município; Priscila Vargas e a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Camila Lorenzoni no Facebook oficial da prefeitura a partir das 16h. 

O programa foi desenvolvido para ajudar mulheres que sofrem com a violência. Assim, sua ideia central é desenvolver, por meio de canais de comunicação (mídias Sociais, telefone e e-mail), um canal direto e franco com as mulheres que estão sendo submetidas a relacionamentos abusivos, com intuito de ouvi-las, primeiramente, e prestar um auxílio por profissionais capacitados como forma de incentivar e promover a ruptura da violência da qual são expostas. 

O grande direcionamento da iniciativa, no primeiro momento, é garantir que essas pessoas estejam seguras e queiram conversar sobre suas relações e sentimentos, além disso permitir que enxerguem nessas ferramentas uma forma de perceber os abusos e relações violentas as quais estão submetidas.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Camila Lorenzoni, colaboradora do projeto, enxerga isso como "uma forma de ajuda e fortalecimento efetivo dos vínculos com apoio direto aos programas que são desenvolvidos pela secretaria". Além disso, para ela "romper com o ciclo de violência é uma das nossas prioridades e nosso trabalho".

A procuradora geral do município, Dra. Priscila Siqueira Vargas, idealizadora do programa destaca que "estabelecer um vínculo socioafetivo com vítimas de violência doméstica é além de pensar enquanto Poder Público, é nosso papel enquanto cidadão. O dever de preservar e ajudar com a ruptura desse ciclo é fundamental para conseguirmos preservar a dignidade e igualdade de gênero", enfatiza. 

Já o Prefeito João Altoé salienta que "nesse momento em que vivemos fortalecer esses vínculos e coibir que a violência se propague é nosso dever".

O ciclo da violência é conturbador e prejudicial a compreensão da vítima, pois o agressor não demonstra seu comportamento violento de forma pontual. A violência se transforma a cada instante, começa-se com pequenos insultos, humilhações, apontamentos, cobranças, controle. Progredi para empurrões, xingamentos, tapas e, posteriormente, regride para arrependimento, desculpas e vitimismo. No entanto, como ciclo que é o comportamento do agressor volta a 1ª fase da violência até que se concretiza com o pior. 

A prefeitura disponibiliza meios de comunicação para ajudar a pessoas que sofrem com a violência doméstica.  A pessoa pode acessar o site ou entrar em contato por meio do telefone (28) 99920-1072, ou pelo e-mail: [email protected]

Comentários