"O país passa por uma combinação maluca" - Jornal Fato
Política4

"O país passa por uma combinação maluca"

Paulo Hartung defende democracia em solenidade que devolve mandatos cassados no regime militar


Sessão foi realizada ontem (12) na Assembleia Legislativa - Foto: Leonardo Duarte/ Secom-ES

O governador Paulo Hartung defendeu que as lideranças do país, independente das preferências políticas e ideológica, fortaleçam os valores democráticos e desempenhem o exercício coletivo de liderança para o país sair da maior recessão socioeconômica do Estado.

O posicionamento de Hartung foi realizado, na tarde de terça-feira (12), durante Solenidade de Devolução Simbólica de Mandatos dos Deputados Estaduais cassados durante o período de Regime Militar. O evento foi realizado na Assembleia Legislativa, em Vitória.

O governador Paulo Hartung analisou que a tensão improdutiva vivenciada no país é consequência do último debate eleitoral presidencial. Para o governador, as agendas necessárias para o país perderam espaço para debates políticos.

Paulo Hartung acredita que o país pode retomar o rumo do crescimento, mas para isso, será necessário discutir uma agenda transformadora para o Brasil voltar a ganhar competitividade e, consequentemente, gerar empregos, rendas e oportunidades.

"Acho que a Assembleia Legislativa, em uma hora desafiadora difícil e complexa para o país, faz uma sessão importante e histórica. Precisamos fortalecer as instituições democráticas. Isso não é por grupos políticos, mas pelo país. Democracia é uma questão de valor e, por isso, tem um peso estratégico na vida da sociedade. O país passa por uma combinação maluca. A campanha de 2014 que não discutiu a realidade do país. De lá para cá o que aconteceu não ajuda em nada os brasileiros. Estamos na pior recessão do país com consequências sociais brutais, desemprego em grandes proporções, crise política avassaladora ligadas à problemas éticos. Não é hora de radicalização de posições. O momento é de agir com o pensamento em torno do interesse nacional", ponderou.

Paulo Hartung colocou no cerne do debate a necessidade de o país dialogar com as novas gerações sobre a realidade do regime militar. "Temos que conversar com os mais jovens que não sabem o que foi o regime militar. Sobre o futuro do Brasil, é possível mudar a situação, achar caminhos claros e sem populismos típicos da América Latina. Temos competência para resolver isso. Já saímos de problemas maiores. Temos que parar de tensionar a corda e direcionar o país para um bom caminho e uma boa direção. Parabéns à Assembleia Legislativa por esse evento em que podemos discutir um tema de extrema importância", agradeceu.

 


Devolução simbólica de mandatos cassados

 

Na sessão ordinária desta terça-feira (12), durante o Pequeno Expediente, a Assembleia Legislativa realizou a devolução simbólica dos mandatos de quatro deputados estaduais cassados durante regimes de exceção: Benjamim de Carvalho Campos (1948), Helsio Pinheiro Cordeiro (1966), José Ignácio Ferreira e Dailson Laranja (cassados em março de 1969).

A devolução estava prevista no Decreto Legislativo (DL) 10/2014, do então deputado Claudio Vereza, e seria realizada em uma sessão solene, o que não ocorreu até hoje. Para agilizar a homenagem, os deputados aprovaram neste ano o DL 1/2018, proposto pela deputada Luzia Toledo (MDB), que acrescenta no texto de 2014 a alternativa de a entrega simbólica dos diplomas aos ex-cassados ser feita durante uma sessão ordinária.

Comentários