Cachoeirense quer ser prefeito de Vila Velha - Jornal Fato
Política

Cachoeirense quer ser prefeito de Vila Velha

Sua origem é humilde. Nasceu no bairro Zumbi. Concluiu os estudos formais tardiamente, mas construiu robusto currículo escolar e profissional


Doutor Hércules esteve na semana passada em Cachoeiro e concedeu entrevista ao jornalista Wagner Santos - Foto: Divulgação/Assessoria

O deputado estadual Hércules Silveira (MDB) se mobiliza para viabilizar candidatura à Prefeitura do Município de Vila Velha. O parlamentar começou sua carreira política em Cachoeiro. Há 27 anos, dos seus 80 de vida, se dedica a mandatos consecutivos de vereador (cinco) e exerce o quarto de deputado estadual, sendo o mais votado do município metropolitano nas três primeiras.

Na semana passada, Doutor Hércules, como ficou conhecido na política, voltou a Cachoeiro para participar do encontro da Praça Vermelha, onde reviu amigos de longa data. Em visita à Casa de Cultura Roberto Carlos, onde morou o rei da música brasileira, se encantou com uma cadeira de balanço. Segundo o guia, quem se sente nela, se torna prefeito de Cachoeiro. Não perdeu tempo para se recostar. "Como não vou ser prefeito de Cachoeiro, vou ser prefeito de Vila Velha, com certeza", brincou. 

Formado em Direito e Medicina e pós-graduado em Administração Hospitalar, Doutor Hércules atua como ginecologista, obstetra e médico do trabalho. Foi vereador de Cachoeiro de Itapemirim em 1970 e por quatro vezes em Vila Velha (1992, 1996, 2000 e 2004). Está em seu quarto mandato consecutivo como deputado estadual. Nas eleições de 2018, obteve 30.718 votos.

Sua origem é humilde. Nasceu no bairro Zumbi. Concluiu os estudos formais tardiamente, mas construiu robusto currículo escolar e profissional.  Começou sua carreira na função de auxiliar de serviços gerais na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro.

Foi também motorista do antigo serviço de saúde denominado Samdu. Cursou Direito na Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim e medicina na Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), onde se formou em 1978.

 

Transparência

Ao longo de seus mandatos, sem empenhou em tentar implantar medidas em favor da transparência. Na Câmara de Vila Velha, acabou com o pagamento extra a cada início de legislatura ao dar fim ao recesso. Com isso, acabou o pagamento de jeton com as convocações extraordinárias no início de janeiro.

Incomodado com reportagem de jornal que denunciava os gatos da Assembleia Legislativa com lanches para os deputados, há pelo menos cinco anos não tomas sequer água do Legislativo. Tudo é comprado com seu próprio dinheiro pelos assessores.

 

Atuação

A atuação política se concentra em três eixos: a Saúde, Direitos sociais e Defesa dos Animais. Como médico, considera que os principais problemas para o sistema único de Saúde estão na falta de educação e conhecimento quanto aos cuidados mais básicos, como lavar as mãos com frequência.

Mas se ocupa de demandas maiores, como o trabalho à frente da Comissão de Saúde da Assembleia, com a qual tem cruzado o estado com audiências públicas para fazer o diagnóstico da saúde capixaba e organizador do Congresso Brasileiro "Médico, Jurídico e de Saúde", que neste ano acontece de 16 a 18 de Setembro em Vitória, para discutir o financiamento e a judicialização das políticas de Saúde.

Ao longo dos mandatos de deputado, Doutor Hércules apresentou 490 iniciativas, entre projetos de lei (263), de resolução (28), e indicações (199). Cinquenta e sete viraram leis.

Comentários