Cachoeiro: professores criticam plano de cargos - Jornal Fato
Política

Cachoeiro: professores criticam plano de cargos

Representantes do magistério municipal estiveram nesta terça-feira (07) na Câmara de Cachoeiro


Professora Raquel Poloni - Foto: divulgação/CMCI

Mais uma vez, representantes do magistério municipal estiveram nesta terça-feira (7) na Câmara de Cachoeiro de Itapemirim para comentar o plano de cargos e salários da categoria, enviado para a casa na última semana. A professora Raquel Poloni fez uma crítica severa ao documento, que segundo ela trata-se de "um golpe contra o magistério".

Segundo Raquel, o documento ignora metas constantes no Plano Municipal de Educação, como a garantia de vantagens e benefícios, ao reduzir biênio, quinquênio e decênio da categoria. Outra diretriz que estaria sendo ignorada é a valorização do profissional do magistério da rede municipal da educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente. E, além disso, o plano de carreira ignora o reajuste de 4,17% que deveria ter sido concedido à categoria, segundo lei federal.

A professora questionou o rigor técnico do plano de cargos, afirmando que, apesar de conter dispositivo em que permite ao servidor permanecer sendo regido pela legislação atual, traz, ao final, um artigo em que revoga todas as leis municipais que tratam sobre educação. "Como posso escolher a lei atual se ela será revogada? Isso não pode ser sério", afirmou, acrescentando que os estudos técnicos que levaram ao plano de cargos forma mantidos sob sigilo. "Queremos transparência", finalizou.

O presidente da Câmara, vereador Alexon Cipriano (PROS), afirmou que os professores, assim como os demais servidores, devem mesmo estudar a fundo os projetos de lei enviados pelo Poder Executivo à Câmara e apresentar seus questionamentos. "Este é o momento. São projetos que vão alterar a vida funcional de todos, e é preciso que eles, assim como nós, vereadores, estejamos atentos. A cooperação é bem-vinda e necessária. O Legislativo sempre atua melhor quando há interação com a sociedade", diz.  Segundo ele, representantes de vários categorias do funcionalismo municipal serão chamados a participar de uma comissão para debater os documentos junto com os vereadores. 

Comentários