Cachoeiro: Victor dispara na liderança com 51,8% das intenções de voto - Jornal Fato
Política

Cachoeiro: Victor dispara na liderança com 51,8% das intenções de voto

Há consolidação das intenções de votos a pouco mais de 15 dias da eleição em Cachoeiro, o que favorece quem está liderando a corrida à Prefeitura


A 16 dias paras as eleições municipais, o candidato a reeleição, prefeito Victor Coelho (PSB) lidera com margem ampla a corrida eleitoral. Já tem mais da metade das intenções de votos na menção estimulada, enquanto os demais concorrentes sequer alcançam dois dígitos.
De acordo com a pesquisa contratada pelo Jornal FATO e realizada pela Agesp entre terça (27) e ontem (29), existe um empate técnico entre todos os demais candidatos, já que a margem de erro é de 4,8%.
Na menção espontânea, onde não são indicados os nomes dos candidatos e que mede o voto mais consolidado, Victor lidera isolado com 44,6% das intenções. Em segundo, aparece Jonas Nogueira com 4,8%, empatado tecnicamente com Diego Libardi com 3,9%. "Essa vantagem é muito confortável para o atual chefe do executivo, mesmo com uma margem de indecisos de 32,9%", explica o cientista social Vanderson Gaburo, da Agesp, que coordenou a pesquisa.
Já no cenário estimulado, Victor amplia sua intenção para 51,8% das intenções, deixando em segundo lugar Jonas Nogueira com 7,7%, seguido de Diego Libardi com 6,8, Renata Fiorio com 3,1% e Fayda Belo com 2,4%, os quatro tecnicamente empatados dentro da margem de erro.
"Esse contexto, caso não haja nenhum fato extraordinário, deve garantir a reeleição de Victor. Além da ampla vantagem, quando indagamos ao entrevistado se o voto dele é definitivo ou ainda poderá mudar, 61,7% disseram que a decisão do voto é definitiva, contra 27,4% que afirma que ainda poderá mudar. Ou seja, há uma consolidação das intenções de votos a pouco mais de 15 dias da eleição em Cachoeiro de Itapemirim, o que favorece quem está liderando a corrida à Prefeitura", pondera Gaburo.


MENÇÃO ESPONTÂNEA

SE A ELEIÇÃO PARA PREFEITO FOSSE HOJE, EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA PREFEITO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM?


 

MENÇÃO ESTIMULADA

SE A ELEIÇÃO PARA PREFEITO FOSSE HOJE E OS CANDIDATOS A PREFEITO FOSSEM ESTES Em QUEM VOCÊ VOTARIA?

 


 

VOCÊ DIRIA QUE ESSA DECISÃO SOBRE SEU VOTO É DEFINITIVA OU AINDA PODERÁ MUDAR ATÉ O DIA DA ELEIÇÃO?

REJEIÇÃO
Quanto ao cenário de rejeição, a maior menção fica com a candidata Joana D arck com 14%, seguida por Victor Coelho com 13,1%, empatado tecnicamente. "Não há um candidato que receba grande destaque nesse contexto de rejeição, e, mantidas essas margens, ele não será um fator decisivo dentro do cenário das intenções pesquisado".


MENÇÃO ESTIMULADA

DENTRE ESTES CANDIDATOS A PREFEITO, EM QUAL VOCÊ NÃO VOTARIA DE JEITO NENHUM?



Outros dois fatores são importantes na análise da pesquisa. O primeiro é a percepção de vitória. "Quando perguntamos ao entrevistado, independente da sua intenção de voto, quem você acha que será o próximo prefeito de Cachoeiro, 70,9% responderam Victor Coelho. Essa ideia de quem vai ganhar pode captar o chamado "voto útil", daqueles eleitores indecisos e que não querem "perder o voto". Assim, há uma possibilidade de aumento dessa intenção de voto do atual prefeito".


INDEPENDENTE DA SUA INTENÇÃO DE VOTO, QUEM VOCÊ ACHA QUE SERÁ O PRÓXIMO PREFEITO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM?

GESTÃO
Outro dado é que a gestão da prefeitura é bem avaliada pela população, o que é mais um ponto favorável do atual prefeito. "Mais de 43% dos entrevistados avaliarem a gestão da prefeitura boa ou ótima, contra pouco mais de 15% que avaliaram como ruim e péssima. Outros 39% acham ela regular. Esse dado pode estar contribuindo para a densidade eleitoral do candidato Victor Coelho".

 

 

PESQUISA
A pesquisa foi realizada pelo Instituto AGESP para o Jornal ES de Fato e contemplou 400 entrevistas, com margem de erro de 4,8 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas entre os dias 27 e 29 de outubro, face a face com o eleitor, respeitando as medidas sanitárias recomendadas. Foram incluídos todos os candidatos com candidatura deferida pela Justiça Eleitoral no ato do registro da pesquisa. A pesquisa está registra no TRE n° ES-06897/2020.

 

61,7%
disseram que a decisão do voto é definitiva

70,9%
Acham que Victor será eleito

Comentários