Cristina Engel toma posse como secretária da SECTI - Jornal Fato
Política

Cristina Engel toma posse como secretária da SECTI

A nova secretária reforçou o desejo de estimular o desenvolvimento da economia capixaba


Foto: Ademir Ribeiro/Secom

A nova secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, a doutora Cristina Engel de Alvarez, tomou posse no cargo na manhã desta quinta-feira (14), em solenidade realizada em seu gabinete. A cerimônia teve a participação do governador Renato Casagrande, a primeira-dama do Estado, Virgínia Casagrande; o reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Reinaldo Centoducatte, além de autoridades políticas, servidores e familiares da nova titular da Secti.

O governador falou sobre o plano de trabalho que deseja da nova gestão da pasta. "Nós queremos que esta Secretaria esteja voltada para a inovação e tecnologia. Vemos muitos centros de excelência espalhados pelo mundo e do lado de fora, pessoas dormindo no chão. Essa desigualdade dói os olhos. Através da educação, podemos diminuir essa desigualdade", ponderou.

Casagrande relacionou ainda o avanço na inovação com o desenvolvimento econômico do Espírito Santo. "Temos um Estado que nos permite avançar de forma rápida e organizada e precisamos deixar de ser apenas consumidor para ser produtor de tecnologia. A Cristina é um excelente quadro e quem ganha é a sociedade capixaba", afirmou.

A nova titular da Secti, Cristina Engel, enumerou os desafios da nova gestão: "Nós temos a missão de juntar parceiros, pessoas e elementos que possam fazer com que a inovação aconteça no Estado. A nossa expectativa é que as áreas de ciência, tecnologia, inovação e educação profissional sejam alavancadas e para isso vamos incrementar alguns trabalhos que já existem na Secretaria e trabalhar para que novos sejam lançados", afirmou.

Ela reforçou o desejo de estimular o desenvolvimento da economia capixaba através da Secti. "Nós vamos trabalhar com a ciência, com a tecnologia, com a inovação e com a educação profissional em prol de novo modelo econômico para o Estado", comentou.

Perfil

Cristina Engel é Arquiteta, Mestre e Doutora na área de Tecnologia, Arquitetura e Urbanismo e é bolsista de Produtividade, Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Já publicou cerca de 400 artigos entre revistas indexadas e trabalhos completos em eventos nacionais e internacionais. É autora de mais de 15 capítulos de livros voltados para questão de sustentabilidade do ambiente construído e coordenou a produção do livro "Comunidades Urbanas Energicamente Eficientes".

Ela coordenou o laboratório de Planejamento e Projetos da UFES de 1996 a 2018, do Programa de Pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo da UFES de 2013 a 2015, foi diretora do Centro de Artes da UFES de 2008 a 2012 e membro do Conselho de Curadores da UFES de 2014 a 2018.

A secretária é professora convidada da Universidad del Bio Bio, no Chile; da Universidad del Oviedo, na Espanha e da Universidade do Minho, em Portugal. Cristina Engel é especialista na área de construção em áreas inóspitas com trabalho de pesquisa científica na Antártica e nas Ilhas Oceânicas. Atuou junto ao Programa Antártica Brasileira desde 1987. É coordenadora da Rede Cires (Cidades Inclusivas, Resilientes, Ecoeficientes Sustentáveis) que é composta por 21 grupos de seis países com 122 pesquisadores envolvidos.

Já foi premiada como Grã Mestra da Ordem do Mérito Naval em 2011, pela Marinha do Brasil. No mesmo ano ganhou a Honra ao Mérito, pelo Corpo de Engenheiros da Marinha do Brasil e ganhou o título de Comendadora pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, em 1987, entre outros.

Comentários