Movimentos pré-eleitorais - Jornal Fato
Política

Movimentos pré-eleitorais

Ainda é cedo demais para fazer qualquer prognóstico eleitoral para Cachoeiro de Itapemirim


Foto: Arquivo FATO

Ainda é cedo demais para fazer qualquer prognóstico eleitoral para Cachoeiro de Itapemirim, mas já se percebe movimentação dos agentes políticos em direção a arranjos de situação e oposição, e a nova dinâmica da Prefeitura.

Há um ano, Victor Coelho era dado como eleitoralmente morto, mas sobreviveu aos dois anos que governou ainda como aprendiz e sem apoio do governo estadual. No período, sofreu, mas plantou as sementes para a colheita que começa a fazer agora, com obras e um aliado no Palácio Anchieta.

Ante o avanço de Victor, as forças começam a se acomodar. No final de semana, o MDB se aproximou ainda mais, com a eleição de Rogério Athayde, atual coordenador do Procon municipal, para a presidência. Pode ser outro a engrossar as fileiras que já tem ampla maioria na Câmara.

Por outro lado, se aglutinam os que pretendem se opor. Nomes conhecidos, como o do vice-prefeito Jonas Nogueira (PP), Jathir Moreira (PSL), derrotado por Victor no último pleito, o novo presidente do PSDB, Izaías Junior, o empreendedor Bruno Ramos (PMN), além de outros filiados às siglas conversam em busca de consenso.

Em comum, o posicionamento independente ou de oposição ao prefeito, embora não se possa dizer o mesmo de alguns dos representantes das siglas na Câmara Municipal. O deputado Theodorico Ferraço (DEM), observa.

Com aliados e adversários falando em candidaturas próprias a prefeito, os primeiros contatos vão se estabelecendo. Mostram muito das intenções atuais, mas estão longe, ainda, de indicar qual será a composição futura.

Afinal, pode confabular por baixo, mas, em muitas ocasiões, a definição sobre quem será candidato ou vai apoiar quem se dá de cima para baixo, na chamada geopolítica, em que os acordos por prefeituras da Grande Vitória mexem completamente com o jogo das cidades do interior.

 

"A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes."

Winston Churchill

 

 

DESTAQUE. Apanhado de surpresa com a prisão da Prefeita Amanda Quinta, em Presidente Kennedy, e o afastamento e dela e de secretários, o prefeito interino Dorley Fontão já mostra a que veio. Ontem nomeou Michele Baiense Venturim que trabalhava no setor de contabilidade para a Secretaria de Fazenda, e Rejane Fernandes das Neves que atuava na coordenação de Serviço de Proteção Social, para a Assistência Social. Em seguida, foi a Marobá acompanhar os serviços que precisam ser prestados em virtude das fortes chuvas do final de semana.

 

 

Simplifica 1

A vereadora Renata Fiório (PSD) promove na quinta-feira (23) a terceira edição do Simplifica Cachoeiro que vai tratar da "Importância da Participação do Setor Produtivo na Revisão do PDM e o Caso das Microcervejarias", reunindo profissionais renomados e experientes, na busca de soluções para a implementação de melhores condições para o setor.

 

Simplifica 2

A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo trabalhará junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas para diminuir a burocracia e gerar emprego e renda. O anúncio foi feito ontem, pelo governador Renato Casagrande, em seminário com a presença do diretor-presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles realizado em Vitória. "Precisamos melhorar a rapidez nas questões ambientais", explicou.

 

Complica

Não será tarefa fácil conciliar os diversos interesses contrariados com o Plano de Cargos e Salários dos servidores públicos, que tramita na Câmara. Professores terão o seu à parte e não estão satisfeitos. Os procuradores, agora, querem um só deles também.

 

Mas, hein?!

De uns tempos para cá, muita gente querendo multiplicar as vendas com auxílio das redes sociais, mas se esquecendo que bons produtos e, principalmente, atendimento, são essenciais.

 

Sobe

Desenvolvimento

O empresariado local tem aderido à proposta do jornal FATO de divulgar os bons empreendedores de Cachoeiro e região. A segunda edição do suplemento Desenvolvimento, em circulação neste mês, conseguiu sucesso absoluto.

 

Desce

Buracos demais

A Prefeitura de Cachoeiro adquiriu caminhão para isso, mas precisa utilizá-lo o quanto antes para tapar os buracos nas vias de Cachoeiro. Sábado, sob forte chuva, na rodovia do Valão, as crateras ficaram encobertas para azar dos motoristas que danificavam pneus e rodas ao cair neles.

 

Vias de FATO

-O que será que acontece com a rua dos Bancos, que a cada final de semana é fechada para obras? Daqui a uns dias, não abre mais para carros. O que não seria má ideia.

 

-Parece que, finalmente, a Prefeitura vai conseguir colocar para funcionar o estacionamento rotativo. Só não pode, agora, o motorista ter que pagar duas vezes: ao fiscal e ao flanelinha.

 

-O vereador Rodrigo Sandi está animado com o atendimento de indicações de obras e serviços para o bairro onde mora, o Zumbi. Em breve, publicaremos um apanhado de tudo isso.

 

-Ao conceder tíquete alimentação também para os agentes de Saúde e os de Combate a Endemias, a Prefeitura de Cachoeiro põe R$ 4 milhões a circular na economia local.

 

-O prefeito de Marataízes, tininho Batista, tem o dinheiro - de acordo do petróleo - mas será que tem tempo?


Wagner Santos Diretor e editor Jornalista

Comentários