PDM: revisão será debatida com lideranças rurais e universitários - Jornal Fato
Política

PDM: revisão será debatida com lideranças rurais e universitários

Cidadãos podem fazer sugestões e acompanhar atividades pelo site da prefeitura


Foto: Divulgação/PMCI

O trabalho de revisão e atualização do Plano Diretor Municipal (PDM) de Cachoeiro de Itapemirim será apresentado a lideranças rurais e estudantes universitários. Os encontros ocorrerão nos próximos dias 31 de julho e 1º de agosto.

A reunião com as lideranças do interior do município acontecerá no Sindicato Rural de Cachoeiro, no dia 1º de agosto, às 8h30. A iniciativa visa apresentar a metodologia de trabalho implementada para a revisão do PDM e colher sugestões das pessoas que vivem no meio rural.

Com os universitários, por sua vez, serão dois seminários para alunos dos cursos de arquitetura e urbanismo e engenharia: no dia 31 de julho, às 18h30, na Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim (Faccaci); e no dia seguinte, no mesmo horário, na faculdade São Camilo. O objetivo é compartilhar informações com estudantes de áreas afins às atividades do PDM, incentivando aprendizado, troca de experiências e inserção estudantil nas questões de interesse público de Cachoeiro.

Também no dia 1º de agosto, haverá uma reunião interna do Grupo Técnico da revisão do Plano Diretor, composta por servidores municipais e a empresa de consultoria contratada via licitação. Nessa ocasião, será apresentado o primeiro diagnóstico do PDM.

"Pela primeira vez, Cachoeiro terá um Plano Diretor que abrange toda a sua extensão territorial. Por isso, é muito importante que o trabalho técnico seja respaldado pelas contribuições de cada cidadão. Afinal, estamos tratando do planejamento urbano da cidade que nós queremos", destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri.

A primeira audiência pública sobre o tema foi realizada no dia 18 de março. Em breve, também acontecerão oficinas sobre temas que impactam diretamente no Plano, como saneamento, habitação e mobilidade, e reuniões nas comunidades. A previsão é de que o novo PDM fique pronto até o primeiro semestre de 2020.

 

Dê sua opinião

Os cidadãos também podem fazer sugestões sobre o PDM por meio do Espaço Plano Diretor, no site da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br). Para ter acesso, basta clicar no banner da parte de cima do portal. No espaço, é possível conferir, ainda, todo o cronograma das atividades de revisão do documento, notícias, atas das reuniões já realizadas e o termo de referência e o contrato com a empresa de consultoria.

 

Comentários