Prefeito propõe "emendinhas" a vereadores em Vargem Alta - Jornal Fato
Política

Prefeito propõe "emendinhas" a vereadores em Vargem Alta

Parlamentares teriam o direito de indicar o que fazer com os recursos que a Câmara devolver para a Prefeitura


Apesar do recesso parlamentar, que dura todo o mês de janeiro, os vereadores de Vargem Alta já começaram a trabalhar. Na manhã desta terça-feira (5), no plenário da Câmara Municipal, os 11 edis participaram de uma reunião com o prefeito Elieser Rabello (MDB) e o vice Alan Altoé (DEM), para debater o início da gestão e a necessidade de parceria entre os poderes nesse início de mandato.

Rabello explicou aos vereadores algumas ações que a Prefeitura estará adotando inicialmente, principalmente para minimizar os efeitos das fortes chuvas que atingiram as comunidades de Castelinho, Vila Maria, Ardisson e Beira Rio, no último fim de semana.

O prefeito também propôs aos parlamentares que as devoluções financeiras realizadas pela Câmara ao Município, retornem para o vereador com a realização de indicações feitas por eles à Prefeitura, ação conhecida como "emendinhas", que na gestão passada do Elieser funcionou em Vargem Alta.

A proposta agradou aos vereadores, que firmaram o compromisso com o prefeito para que os serviços essenciais à população de Vargem Alta possam funcionar de forma rápida e eficiente, e no que depender do Poder Legislativo, a presidente da casa, vereadora Alessandra Fassarella, disse que a Câmara está de portas abertas para o prefeito, para debater e votar as pautas de interesse do município.

Elieser ainda explanou sobre outras ações, como a parceria que está buscando com a empresa Arcellor Mittal, com o intuito de trazer para o município o material conhecido como Revisol, que é utilizado como uma espécie de calçamento de estradas de chão, o que poderá minimizar os efeitos das chuvas e erosão nas vias.

A intenção do prefeito é recapear as principais estradas do município com este material. Inclusive, conforme o Chefe do Executivo, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) se comprometeu com o Município a utilizar este material na estrada que liga as comunidades de Fruteiras a Pombal de Cima, como um teste no município.

Outra proposta do prefeito aos vereadores foi sobre o projeto para aumento da arrecadação do município. Elieser pretende ampliar a emissão de notas ficais na cidade, principalmente de produtor rural.

Por se tratar de uma classe que não paga imposto até um determinado valor, o prefeito disse que vai realizar programas que incentivem os produtores a guiarem suas produções no município e para isso vai realizar uma parceria com o setor, através da Secretaria de Agricultura do Município, para incentivar a emissão de notas. Atualmente, a cidade de Vargem Alta tem 1950 talões de produtores rurais ativos, mas a meta da Prefeitura é ampliar esse número. 

Comentários