Projeto quer proibir fogos barulhentos em Cachoeiro - Jornal Fato
Política

Projeto quer proibir fogos barulhentos em Cachoeiro

De acordo com os parlamentares, a medida é importante resguardar a saúde de portadores de transtorno do espectro autista


Os vereadores Allan Ferreira (Podemos) e Sandro Delabela (PSD) protocolaram nesta quarta-feira (3) um projeto de Lei que proíbe a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifícios, estampidos e rojões com efeitos sonoros em Cachoeiro de Itapemirim-ES.

Caso a lei seja aprovada, quem descumprir será advertido e, em caso de reincidência, terá de pagar multa de R$ 400,00.


De acordo com os parlamentares, a medida é importante resguardar a saúde de crianças e adultos portadores de transtorno do espectro autista, posto que, possuem hipersensibilidade sensorial.


"Mas não é só, a prática causa danos irreversíveis aos animais, ambiente e pessoas, podendo ser entendida como uma forma de poluição atmosférica e sonora".


A proposta vem depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestou favoravelmente a constitucionalidade de projeto idêntico.


O STF julgou constitucional a Lei 16.897/2018 do município de São Paulo, que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampido e de artifício e de artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso.


A decisão foi tomada na sessão virtual encerrada no último dia 26, no julgamento pela improcedência da Arguição de Descumprimento de Fundamental (ADPF) 567, ajuizada pela Associação Brasileira de Pirotecnia (Assobrapi).

Comentários