O que a foto de perfil pode revelar sobre a sua personalidade - Jornal Fato
Artigos

O que a foto de perfil pode revelar sobre a sua personalidade

Cada foto postada nas redes sociais esconde um universo a ser descoberto


O quadro mais famoso é enigmático do mundo, a Monalisa de Da Vince

O que é uma foto? Para o emocional das pessoas representa a preservação de sua memória, de sua autobiografia e sua história. São lembranças de momentos importantes que ficam para a eternidade. Principalmente falando de fotos postadas na web. Por isso em muitas vezes a câmera inibe: nos sentimos observados e buscamos fazer alguma pose para "melhorar" a imagem projetada. De forma consciente ou não buscamos mostrar o melhor de nós.

Cada foto postada nas redes sociais esconde um universo a ser descoberto.

Lembra aquele velho ditado: "uma imagem vale mais que mil palavras"? Essa afirmativa pode ser aplicada à tecnologia que une a população mundial: as redes sociais. Uma pesquisa apresentada na Alemanha prometeu desvendar as mensagens subliminares que as pessoas mandam quando escolhem a sua foto de perfil para as redes sociais.

Avaliando os perfis de mais de 60 mil usuários do Twitter os pesquisadores utilizaram o Big Five, que é um processo científico de perfilamento. Ele mostra os 5 Grandes Fatores de personalidade. São eles: o neuroticismo (instabilidade emocional), a extroversão, a amabilidade, a escrupulosidade (responsabilidade moral) e a abertura para novas experiências.

Baseado nesse estudo vários app de análise de personalidade surgiram na web, porém nenhum com comprovação científica, até hoje. O percursor deste estudo das micro expressões faciais, Paul Eckman provou por meio de seus intensos estudos que linguagem facial é universal. Isso é fato e conhecido. Mas a forma com que apresentamos nosso cartão de visitas nas redes sociais é um indicativo da personalidade, acreditam os estudiosos.

Que fique bem claro que não existe uma regra ou um compêndio que garanta essa avaliação de fotos de perfis. Ainda. Nem todo mundo perde tempo escolhendo a foto do perfil, às vezes é aquela que está à mão ou que "ficou" melhor e ponto final.

Mas há pessoas que não se contentam enquanto não acharem a ideal. Vamos excluir aqui os perfis comerciais, que sim trabalham com marketing. Vamos falar dos perfis de bilhões de usuários no mundo que usam cotidianamente as redes sociais.

O selfie de rosto por exemplo, indica uma personalidade vaidosa e que se preocupa com a imagem que a sociedade vai interpretar de si mesmo. Pode significar que uma pessoa assim gosta de estar no comando e ser o centro das atenções.

Selfie de corpo inteiro, em frente ao espelho leva a interpretações diversas como uma pessoa que tem tendência a se lançar em seus projetos sem medo dos julgamentos e interpretações alheias. Mas a foto no espelho, de corpo inteiro, com o celular tapando o rosto pode indicar que algo estará sempre escondido em suas relações. Um segredo inconfessável ou algo parecido.

As fotos em preto e branco, geralmente interpretadas como pessoas melancólicas ou depressivas não são exatamente este indicativo. Fotos assim mostram pessoas que amam a arte, a poesia, a boemia e a as amizades. Pessoas com depressão postam às vezes fotos muito bem produzidas, coloridas e em situações alegres para mostrar o que gostariam de vivenciar ou para esconder seus medos e dores.

 

Os estudos aplicados na Alemanha ainda descobriram outros indicativos: as pessoas que tiraram uma nota alta em escrupulosidade - disciplinadas e com um forte senso moral - costumam sorrir nas fotos de perfile geralmente buscam aparecer sozinhas e não com grupo de amigos.

Já usuários que escolhem poses mais artísticas podem apresentar tendência a aceitar novas experiências, pois utilizam cores e ângulos diferentes. E os psicóticos, segundo o estudo, tendem a esconder sua imagem, utilizando um objeto, um personagem, uma paisagem. Mas nunca mostram o rosto.

Fotos excessivas de casais revelam tanto o amor intenso que ambos nutrem como uma dependência de um dos cônjuges. Em alguns casos a clara insatisfação da vida que levam mas querem projetar algo perfeito aos olhos alheios.

Fotos com os amigos revelam pessoas sociáveis, espontâneas, festivas e que atraem vários parceiros para essas aventuras e eventos. Mas em alguns casos também demonstram pessoas que precisam de autoafirmação constante em mostrar que estão rodeados de pessoas no mundo real e não somente no mundo virtual.

Importantes considerações:
A análise de fotos apresentada neste artigo são generalizações. Apenas um estudo científico, a partir de várias fotos, poderá indicar traços da personalidade das pessoas. Um outro estudo apresentado na universidade do Texas fez com que estudantes avaliassem a personalidade de diversas pessoas no Facebook. Ao entrarem em contato com esses usuários foi-se revelado que os indicativos de introversão, extroversão, estabilidade emocional entre outras características foram impressionantemente confirmados.


Ramon Barros Comunicador +55 28 99882-8981

Comentários