Imagem de santa é restaurada após ataque - Jornal Fato
Religião

Imagem de santa é restaurada após ataque

No dia 05 de janeiro, a igreja foi invadida por um homem com transtornos psiquiátricos. Ele danificou a imagem


A imagem está desde o último dia 25 sob os cuidados da equipe do Núcleo de Restauração e Conservação da Ufes - Fotos: André Fachetti e Flávia Zanardini

A imagem de Nossa Senhora da Consolação, que fica no altar-mor da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, em Cachoeiro de Itapemirim, passa por restauro, após ter sido danificada no dia 5 de janeiro deste ano, por um homem com transtornos psiquiátricos.

A imagem está desde o último dia 25 sob os cuidados da equipe do Núcleo de Restauração e Conservação da Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes). Terá a mão reparada e pintura renovada.

O trabalho é minucioso e demora cerca de quatro meses, segundo informou a paróquia. A estátua de Nossa Senhora da Consolação é feita de madeira talhada, confeccionada e encomendada na Espanha.

Em 2000 ela foi restaurada na Ufes, em Vitória. Desta vez, não foi preciso removê-la. Os reparos são feitos na própria igreja, pela restauradora Flávia Zanardini Alves Rosa, com a supervisão do professor Atílio Colnago, o responsável do primeiro restauro da imagem.

 

Sorteio

Para ajudar com os custos, a igreja vende bilhetes no valor de R$ 5,00, para um sorteio beneficente que será realizado no dia 02 de setembro. São seis prêmios: um garrote; uma bicicleta; um micro-ondas; uma fritadeira elétrica; um ventilador grande; uma batedeira. Os bilhetes podem ser adquiridos na secretaria paroquial e ao término das celebrações.

 

O caso

No dia 05 de janeiro, a igreja foi invadida por um homem com transtornos psiquiátricos. Ele danificou a imagem - separando uma das mãos do restante do corpo - e outros objetos que estavam no altar. Chegou a jogar velas, toalhas, e até cadeiras na capela do santíssimo, que fica localizada no interior da igreja.

 

Comentários